No momento, a aplicação será voltada somente a este grupo específico, que tenha recebido a segunda dose há 6 meses
O Ministério da Saúde, considerando a possibilidade de amplificação da resposta imune com doses adicionais de vacinas contra a Covid-19, bem como a necessidade de adequação do esquema vacinal dos trabalhadores da saúde devido a sua maior exposição à doença e, consequentemente, maior risco de adoecimento, absenteísmo e complicações, decidiu pela vacinação dos mesmos levando em conta:
- A administração de 1 (uma) Dose de Reforço da vacina para os trabalhadores da saúde, que deverá ser aplicada 6 meses após a última dose do esquema vacinal primário (segunda dose ou dose única), independentemente do imunizante administrado.
- A vacina a ser utilizada para a Dose de Reforço deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer) ou, de maneira alternativa, as vacinas de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca/Fiocruz).
Em Lages, a aplicação estará autorizada somente para trabalhadores da saúde da linha de frente envolvidos na campanha de vacinação contra a Covid-19, que foram os primeiros a receber a proteção contra o Coronavírus (Covid-19) e alcançaram o prazo de 6 meses da segunda dose.
Nas próximas semanas, haverá a progressão dos grupos de profissionais elencados. Qualquer atualização que ocorrer será informada prontamente à população, para que possam receber o reforço vacinal conforme a data estabelecida.
Ponto central de vacinação
A Secretaria Municipal da Saúde criou um ponto específico para vacinação deste grupo, na Vigilância Epidemiológica - Central de Vacinas. Frisa-se que este ponto é exclusivo para trabalhadores da saúde da linha de frente, não sendo aberto à população.
Para a população e demais grupos elencados, dispomos do Centro de Vacinação Tito Bianchini, das 08h às 13h, e do Drive-thru no Lages Garden Shopping, a partir desta quinta-feira (7 de outubro), das 14h às 19h.