Ponto facultativo em prestação de serviços públicos da prefeitura no dia 11 de outubro está definido em decreto
08/10/2021
Legenda: / Credito:

Nestes dois dias, o funcionamento do Centro de Triagem para a Covid-19/Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas Maria Gorete dos Santos e da Central de Atendimento Covid-19 não será afetado pela interferência do feriado prolongado

Está deliberado pela Prefeitura de Lages, em relação à próxima segunda-feira (11 de outubro), véspera do feriado nacional em homenagem ao Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), padroeira do Brasil, ponto facultativo em todos os órgãos do Poder Executivo Municipal, regulamentado pelo decreto nº: 19.347, assinado pelo prefeito Antonio Ceron nesta semana e publicado em https://leismunicipais.com.br/prefeitura/sc/lages e em https://www.diariomunicipal.sc.gov.br/site/?r=site/index&q=cod_municipio%3A277. Repartições (seções) que desempenham funções e serviços considerados essenciais ao interesse público estão excluídas desta determinação legal estabelecida pelo Município.

Saúde atenderá em alguns setores

Alguns setores pertinentes à Secretaria Municipal da Saúde terão atendimento normal à comunidade nos dias 11 e 12, e seus profissionais estarão a postos e à disposição dos habitantes do município: Centro de Triagem para a Covid-19/Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas Maria Gorete dos Santos e Central de Atendimento Covid-19, com respaldo pelos telefones (49) 3251-7601/3251-7602. A Central de Atendimento está destinada a pessoas sintomáticas que necessitem entrar em contato previamente a possível deslocamento à UPA e/ou ao Centro de Triagem.

Vacinação retornará na quarta-feira (13)

À população a Secretaria da Saúde adverte que nos dias 11 e 12 de outubro (segunda e terça-feira) não haverá vacinação de primeira e segunda doses e de reforço contra o novo coronavírus, gerador da doença Covid-19, para motoristas e passageiros no regime drive-thru do Lages Garden Shopping, bairro Guarujá, e pedestres no Centro de Vacinação Tito Bianchini, situado no centro da cidade. As imunizações serão retomadas na quarta-feira (13 de outubro) nos dois ambientes - Tito Bianchini, das 8h às 13h, e drive-thru, das 14h às 19h, mediante a flexibilidade de estoque de vacinas aos grupos elencados. Permanecem suspensas as aplicações de primeira dose, tanto para adolescentes, quanto para adultos, até que uma nova remessa de vacinas chegue a Lages.

Estão priorizados os seguintes panoramas nos dois espaços:

- Segunda dose para todos os públicos (AstraZeneca,70 dias; CoronaVac, 28 dias, e Pfizer, 56 dias);

- Reforço vacinal para idosos com 60 anos ou mais (que tenham recebido a segunda dose ou dose única há seis meses), e

- Reforço vacinal para pessoas com alto grau de imunossupressão (28 dias depois de completar o esquema básico de vacinação)

No Lages Garden Shopping, a vacinação está ofertada em drive-thru de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h.  De segunda a sexta-feira, mais cedo, no Centro de Vacinação Tito Bianchini, aos pedestres, entre 8h e 13h. Não há vacinação aos domingos.

Educação antecipa feriado do dia do Professor

Na Educação - sistema municipal de ensino - está instituído recesso no dia 11 de outubro (segunda-feira), consequentemente, não haverá aula aos estudantes nos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims), Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), em antecipação ao feriado do Dia do Professor, sexta-feira (15 de outubro), data com aula aos estudantes. A alteração foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação e está estabelecida no calendário letivo 2021, possível de acesso em www.educacaolages.sc.gov.br, na guia Documentos.

Coleta de lixo

A coleta de materiais (lixo) domiciliares em geral está mantida para os dias 11 e 12 de outubro, executada pela empresa Serrana Engenharia, terceirizada por parte da prefeitura para os serviços de coleta e transporte até o aterro sanitário, com acesso pela rodovia BR-282. O recolhimento está praticado por seis dias da semana (segunda a sábado), incluindo feriados. Somente está suspenso no dia de Natal (25 de dezembro) e dia 1º de janeiro de cada ano - Dia da Confraternização Universal e Dia Internacional da Paz, para folga dos trabalhadores.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Arte: Carlos Alberto Arruda Junior