Profissionais da Secretaria da Saúde e região da Serra participarão de curso de Formação em Auriculoterapia, oferecido pelo Ministério da Saúde
14/10/2021
Legenda: Foto: SMS Lages / Credito:

O curso, que tem como objetivo capacitar profissionais de nível superior da Atenção Básica em auriculoterapia foi estruturado em duas etapas obrigatórias: uma primeira à distância (já realizada), e a segunda etapa, presencial, que acontecerá nesta sexta-feira (15 de outubro) e contará com aula prática presencial. O curso é oferecido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As edições deste curso são realizadas em diferentes estados do país, com a etapa presencial ocorrendo em municípios polos regionais. Nesta edição, Lages receberá cerca de 50 alunos por período, sendo eles matutino e vespertino, no Orion Parque Tecnológico.

O que é a Auriculoterapia?

A auriculoterapia é uma técnica de estimulação de pontos específicos da orelha (geralmente por meio do uso de sementes vegetais esféricas aderidas à pele). Ela é associada à medicina tradicional chinesa, mas nas últimas décadas também acumularam-se conhecimentos científicos sobre a conexão dessa estimulação com outros locais e funções do organismo.

Quem pode receber essa prática?

Qualquer pessoa, para diversos tipos de problemas de saúde, após avaliação clínica pelo profissional de saúde, poderá usufruir desta terapia. A técnica pode ser usada como tratamento principal ou, mais comumente, em associação com outras terapêuticas, de modo a enriquecer as possibilidades de cuidado acionadas pelos profissionais.

Vale lembrar que em Lages, a Auriculoterapia já é realizada em algumas Unidades de Saúde que possuem profissionais habilitados, e, um ambulatório de práticas integrativas e complementares está sendo estruturado para atendimento ao público.

“Este curso possibilitará a formação de novos profissionais, e consequentemente trará a prática ainda mais presente, contribuindo para o bem estar da população lagena”, destaca a Gerente de Atenção Especializada, Melyssa Palma Nunes.