Coronavírus: jovens e adolescentes devem apresentar Termo de Assentimento para vacinação
16/11/2021
Legenda: Foto: Toninho Vieira / Credito:

Lages continua com o esquema vacinal, contra o Coronavírus (Covid-19) de jovens e adolescentes, na faixa etária dos 12 aos 17 anos. Para este público ser imunizado a Secretaria Municipal da Saúde, lembra que é necessária a apresentação do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido – Representante Legal do Menor de Idade. Este documento está disponível no site da Prefeitura: lages.sc.gov.br, no banner do portal de informações sobre o Coronavírus no município, na aba "vacinação de adolescentes com comorbidades". As Unidades de vacinação também possuem o Termo que deve ser assinado pelos pais ou responsáveis.

O secretário de Saúde, Claiton Camargo de Souza, lembra que durante a semana, nos Polos de Vacinação Volante (Unidades de Saúde) foi registrado um número considerável de jovens e adolescentes que não puderam fazer a vacinação devido a falta deste documento. “Este termo sempre foi uma exigência legal para este público poder se vacinar. Isto não é só em Lages, mas em todo país. Por isso, estamos reforçando, mais uma vez, que os pais ou responsáveis assinem este documento, pois sem ele não é possível realizar a vacinação do adolescente”, explica.

Vacinação retorna na terça-feira (16)

Seguindo o cronograma de vacinação contra a Covid-19 em Lages, não haverá imunização neste sábado (13), domingo (14) e segunda-feira (dia 15, feriado nacional). A aplicação das doses retorna na terça-feira (16 de novembro), no período da manhã, das 8 às 13 horas no Centro de Vacinação Tito Bianchini. Já no período da tarde, das 13 às 16h30 nos seguintes polos (Unidades de Saúde): Promorar, Santa Helena, São Carlos, Habitação, São Francisco e São Cristóvão. Na Unidade de Saúde do bairro São Cristóvão que abrange também o Sagrado Coração de Jesus a vacinação será realizada no salão da Igreja da capela São Cristóvão, localizado na rua Rio Branco nº396.

Qualquer pessoa dentro do grupo etário atual (acima de 12 anos) poderá ser vacinada em alguma das Unidades elencadas para o dia.

Doses da AstraZeneca estão esgotadas

A Secretaria Municipal da Saúde aguarda uma nova remessa do Ministério da Saúde (MS), das doses da AstraZeneca/Oxford. Os imunizantes deste laboratório, em específico, estão esgotados no município.

Portanto, nas Unidades de Saúde e no Tito Bianchini não há disponibilização de segunda dose específica de AstraZeneca.

A aplicação das doses de outros laboratórios (Coronavac e Pfizer) segue normalmente, mesma situação de primeiras doses e doses de reforço.

Texto: Ari Junior

Foto: Toninho Vieira