Coronavírus: sábado de movimento tranquilo no “Dia D” da vacinação contra a Covid-19
22/11/2021
Legenda: Fotos: Toninho Vieira / Credito:

A partir desta segunda-feira (22) a vacinação contra a Covid-19 em Lages será feita em três períodos: manhã, tarde e noite

Uma manhã e início de tarde de sábado (20), sem chuva, com abertura de sol ao longo do dia. Para quem pôde comparecer no Centro de Vacinação Tito Bianchini, uma excelente oportunidade de se vacinar ou completar o esquema de imunização contra a Covid-19. Este “Dia D” da vacinação registrou um movimento tranquilo, considerado até, abaixo do que era esperado pela equipe da Secretaria Municipal da Saúde. No total, foram aplicadas, em cinco horas de serviço, 758 doses.

A gerente de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria, Mariana Decker, reforça que a vacinação continua a partir desta segunda (22) com três opções de período (manhã, tarde e noite) para os interessados. “Estaremos cumprindo com nossa parte de levar e disponibilizar à comunidade elencada toda a estrutura de vacinação contra a Covid-19. A vacina ainda é a melhor forma de prevenção desta doença”, diz.

Segunda-feira (22) com vacinação

Nesta segunda-feira (22 de novembro) a vacinação retorna em Lages. No período da manhã das 8h às 13h será no Centro de Vacinação Tito Bianchini. No período da tarde das 13h às 16h30 em cinco Polos de Vacinação Volante (Unidades de Saúde de referência): Vila Nova, Santa Catarina, São Pedro, Frei Rogério (no salão da Igreja/fundos da Unidade) e na UBS do São Miguel.

Grupos elencados

Qualquer pessoa dentro do grupo etário atual (acima de 12 anos) pode ser vacinada. Todos os adultos com 18 anos ou mais que tenham concluído o esquema vacinal com as duas doses há pelo menos cinco meses podem receber a dose de reforço. A vacina aplicada como dose de reforço será, preferencialmente, a Pfizer.

Em relação às doses de reforço da Janssen ainda não há uma orientação oficial e técnica do Ministério da Saúde sobre o assunto, por isso, ainda não está sendo realizado o reforço para este grupo específico. Nos domingos não há vacinação em Lages.

Vacinação Noturna

Para continuar atendendo o maior número de pessoas possíveis na imunização contra a Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde, decidiu por implantar o sistema de vacinação noturno. A partir desta segunda-feira (22 de novembro) das 18h às 20h30, no Centro de Vacinação Tito Bianchini, será possível se vacinar. O serviço será de segunda a sexta-feira e serão entregues 100 fichas por noite, ou seja, serão vacinadas 100 pessoas por noite neste novo horário de trabalho para a vacinação.

Doses da AstraZeneca

No início desta semana o município recebeu 550 doses da vacina do laboratório AstraZeneca/Oxford. Estas doses estão se esgotando. Um novo pedido já foi feito para a Secretaria de Estado da Saúde e o município aguarda uma nova remessa deste imunizante em específico.

Texto: Ari Junior

Fotos: Toninho Vieira