Georreferenciamento das Unidades de Saúde, em Lages, irá facilitar busca ativa da comunidade
23/11/2021
Legenda: Fotos: Emellin Camargo / Credito:

Este georreferenciamento, que utiliza como ferramenta de pesquisa a plataforma Google Earth, irá possibilitar que os agentes de saúde e profissionais da área utilizem o mesmo mapeamento na busca ativa dos pacientes referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceira com a 27ª Regional de Saúde e tutores do PlanificaSUS, realiza nos dias 30 de novembro e 2 de dezembro, uma capacitação sobre o georreferenciamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O treinamento será realizado no auditório do Centro de Ciências Tecnológicas, da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Participam da capacitação, servidores da Secretaria Municipal da Saúde (agentes comunitários, gestores das Unidades, entre outros).

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza, este georreferenciamento, que utiliza como ferramenta de pesquisa a plataforma Google Earth, irá possibilitar que os agentes de saúde e profissionais da área utilizem o mesmo mapeamento na busca ativa dos pacientes referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde. Este instrumento é considerado um mapa inteligente, irá auxiliar também na identificação de zonas vulneráveis como, por exemplo: focos do mosquito da dengue, áreas de risco para enchentes e enxurradas e condições sociais de uma comunidade.

A coordenadora das Unidades Básicas de Saúde, Alessandra Waltrick Muniz, salienta que até final de 2022 todas as unidades de expansão estarão interligadas pelo PlanificaSUS.  “Com o mapa do georreferenciamento teremos um instrumento mais fácil de visualizar e identificar casos ligados na área da saúde, nos bairros”.

Referência

Em Lages a Unidade de Saúde do bairro São Pedro é a referência na utilização do georreferenciamento. A Serra Catarinense é pioneira neste projeto no Estado de Santa Catarina.

Texto: Ari Junior

Fotos: Emellin Camargo