Lages terá “Dia D” de controle do mosquito da dengue
25/11/2021
Legenda: / Credito:

Ações de conscientização, fiscalização e controle do mosquito Aedes aegypti são realizadas rotineiramente por equipes de vigilantes ligados à Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Lages

Nesta quinta-feira (25 de novembro) será realizado em Lages o “Dia D” de Mobilização para o Controle do Aedes aegypti. Nesta data, as equipes de vigilantes de controle de proliferação do mosquito estarão distribuindo à população material informativo, nos seguintes locais: na avenida 31 de Março; no Centro da Cidade, incluindo o Terminal Urbano de Transporte Coletivo.

“O mês de novembro é destinado às iniciativas do poder público na realização de ações de mobilização e sensibilização da população no controle do Aedes aegypti e prevenção das doenças por ele transmitidas. Considerando o período sazonal que se aproxima, favorecendo a proliferação e disseminação do vetor, destacamos a oportunidade para mobilizar e sensibilizar a sociedade, intensificando as medidas de prevenção e controle ao longo deste mês de novembro”, disse o coordenador municipal do Centro de Controle de Zoonoses, Marcio Rodrigues da Silva.

“O ano de 2021 representou um importante desafio para o enfrentamento da dengue em Santa Catarina, considerando que até o momento foram registrados 18.894 casos confirmados da doença, em sua maioria autóctones (transmissão dentro do Estado). Em relação à vigilância do Aedes aegypti foram identificados 48.760 focos em 220 municípios, sendo que 118 desses foram considerados infestados pelo mosquito, contribuindo para a manutenção e ampliação da transmissão da doença no Estado”, fala o coordenador municipal do Programa de Controle da Dengue, José Flavio Moraes Branco.

Segundo explica Márcio Rodrigues da Silva, Lages não é infestado pelo mosquito Aedes aegypti. Entretanto, de acordo com a situação entomo-epidemiológica que o município se encontra, realiza-se uma série de atividades visando o controle da situação:

1 - Inspeção de todas as 640 armadilhas e 170 pontos estratégicos: ferros velhos, borracharias, cemitérios, floriculturas e outros locais onde pode ocorrer o acúmulo de água parada, propício para o mosquito se desenvolver.

2 – Investigação de casos suspeitos de Dengue, Chikungunya e Zyka Vírus, para certificar-se da origem destas enfermidades e a presença do vetor.

3 – Fiscalização junto aos locais que apresentem condições para o desenvolvimento do mosquito, atendendo-se denúncias e reclamações que podem ser feitas pelo telefone 49- 3251-7975.

4 - Firmar parceria com a Diretoria de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, para aumentar a abrangência de conscientização da população.

5 – Buscar a resolução de problemas de forma articulada com órgãos do poder público municipal, como por exemplo: Vigilância Sanitária, Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Planejamento e Obras.

6 - Promover Educação em Saúde em todos os níveis.

7 - Atualização do número de imóveis no município através de reconhecimento geográfico.

Texto: Iran Rosa de Moraes

Fotos: Ary Barbosa e Divulgação