A Secretaria Municipal da Saúde recebeu da Regional de Saúde a informação que deverá chegar em Lages, nesta terça-feira (30) uma nova remessa de doses do laboratório AstraZeneca/Oxford. Confirmando este recebimento, a Secretaria inicia de forma imediata a aplicação das segundas doses da AstraZeneca
A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Saúde, dá continuidade nesta terça-feira (30 de novembro) no esquema vacinal contra a Covid-19, no município. No período da manhã, das 8h às 13h, o Centro de Vacinação Tito Bianchini, imuniza os grupos já elencados. No período da tarde das 13h às 16h30, serão seis Polos de Vacinação Volante (Unidades Básicas de Saúde de referência): UBS Promorar, UBS do Santa Helena, UBS São Carlos, UBS Habitação (no salão da Igreja - capela São Francisco), UBS bairro São Francisco (na UBS e salas de catequese da Igreja – paróquia Sagrada Família) e no bairro São Cristóvão (salão da Igreja - capela São Cristóvão). No período da noite a aplicação das doses retorna para o Centro de Vacinação Tito Bianchini, das 18h às 20h30. Neste local e período são disponibilizadas 100 fichas para o atendimento.
Doses da AstraZeneca deverão chegar nesta terça-feira (30) em Lages
A Secretaria Municipal da Saúde recebeu da Regional de Saúde (Governo do Estado) a informação que deverá chegar em Lages, nesta terça-feira (30 de novembro) uma nova remessa de doses do laboratório AstraZeneca/Oxford. Confirmando este recebimento, a Secretaria inicia de forma imediata a aplicação das segundas doses da AstraZeneca já na quarta-feira (1º de dezembro). A comunidade será comunicada sobre esta situação na terça-feira.
Grupos elencados
Qualquer pessoa dentro do grupo etário atual (acima de 12 anos) pode ser vacinada. Todos os adultos com 18 anos ou mais, que tenham concluído o esquema vacinal com as duas doses há pelo menos cinco meses, podem receber a dose de reforço.
Reforço da Janssen
A Secretaria Municipal da Saúde, recebeu a Nota Técnica do Ministério da Saúde, em que orienta os Estados e Municípios para ser aplicada a dose de reforço da vacina Janssen contra o novo Coronavírus (Covid-19). Portanto, a aplicação será feita às pessoas que receberam o imunizante Janssen, de forma homóloga, ou seja, uma segunda aplicação com o mesmo imunizante, do mesmo laboratório, no intervalo mínimo de dois meses, podendo ser até de seis meses. As mulheres que receberam a Janssen previamente e, no momento atual, estejam gestantes ou puérperas, o Ministério da Saúde (MS) recomenda a aplicação do reforço imunizante da Pfizer. Lages não recebeu a remessa específica da Janssen para dar continuidade aos esquemas iniciados. Assim que houver o recebimento, a população será comunicada.
Texto: Ari Junior
Foto: Toninho Vieira