Coronavírus: grupo elencado terá sete pontos de vacinação nesta quarta-feira (1º), em Lages
30/11/2021
Legenda: Foto: Toninho Vieira / Credito:

A Secretaria Municipal da Saúde aguarda a chegada de nova remessa da AstraZeneca para continuar o esquema vacinal das segundas doses deste laboratório. A previsão da Regional de Saúde é que quinta-feira (2) os imunizantes cheguem à cidade

Nesta quarta-feira (1º de dezembro) o esquema vacinal tem sua continuidade em Lages, sem alterações. Os trabalhos iniciam na manhã, das 8h às 13h, no Centro de Vacinação Tito Bianchini. No período da tarde, das 13h às 16h30, abrem os Polos de Vacinação Volante (Unidades Básicas de Saúde de referência): UBS da Penha, UBS do Caça e Tiro, UBS Guarujá, UBS Petrópolis, UBS da Várzea e bairro Popular no Centro Comunitário.

Para as pessoas que não conseguirem se imunizar nestes horários do dia, a Secretaria da Saúde do Município disponibiliza o horário noturno, das 18h às 20h30, no Centro de Vacinação Tito Bianchini. Neste local são distribuídas cem fichas por noite, ou seja, as cem primeiras pessoas recebem as doses dos imunizantes disponíveis.

Município aguarda chegada das doses da AstraZeneca

A Secretaria Municipal da Saúde foi informada nesta terça-feira que houve uma mudança no cronograma de entrega das doses da AstraZeneca. A previsão é que na quinta-feira (2 de dezembro) no final da tarde, chegue a nova remessa. Com isso, a imunização deverá iniciar de forma imediata na sexta (3). Para as demais segundas doses, Coronavac e Pfizer, a vacinação continua normalmente.

Reforço da Janssen

A Secretaria Municipal da Saúde, recebeu a Nota Técnica do Ministério da Saúde, em que orienta os Estados e Municípios para ser aplicada a dose de reforço da vacina Janssen contra o novo Coronavírus (Covid-19). Portanto, a aplicação será feita às pessoas que receberam o imunizante Janssen, de forma homóloga, ou seja, uma segunda aplicação com o mesmo imunizante, do mesmo laboratório, no intervalo mínimo de dois meses, podendo ser até de seis meses. As mulheres que receberam a Janssen previamente e, no momento atual, estejam gestantes ou puérperas, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação do reforço imunizante da Pfizer.

Lages não recebeu a remessa específica da Janssen para dar continuidade aos esquemas iniciados. Assim que houver o recebimento, a população será comunicada.

Grupos elencados

Qualquer pessoa dentro do grupo etário atual (acima de 12 anos) pode ser vacinada. Todos os adultos com 18 anos ou mais que tenham concluído o esquema vacinal com as duas doses há pelo menos cinco meses podem receber a dose de reforço.

Texto: Ari Junior

Foto: Toninho Vieira