Coronavírus: Lages recebe novas doses da AstraZeneca e reinicia aplicações deste laboratório nesta quinta (2)
01/12/2021
Legenda: Foto: Toninho Vieira / Credito:

A Secretaria Municipal da Saúde, recebeu na tarde desta quarta-feira (1º) uma nova remessa de 550 doses da vacina AstraZeneca. Com isso, nesta quinta-feira (2 de dezembro) retornará o esquema vacinal com aplicações das segundas doses deste laboratório.

Locais de vacinação

A imunização contra a Covid-19 inicia às 8 horas no Centro de Vacinação Tito Bianchini. Neste local os trabalhos se estendem até às 13 horas. Durante o período da tarde as doses das vacinas serão aplicadas em cinco Polos de Vacinação Volante (Unidades de Saúde de referência), das 13 às 16h30. São eles: Vila Mariza (no Salão da Igreja), Coral, Universitário, Tributo e Centenário. Já no período da noite, das 18h às 20h30, o Centro de Vacinação Tito Bianchini, retorna com a vacinação. A comunidade elencada deve ficar atenta, pois são 100 fichas por noite, ou seja, são vacinadas 100 pessoas neste horário.

Reforço da Janssen

A Secretaria Municipal da Saúde recebeu a Nota Técnica do Ministério da Saúde, em que orienta os Estados e Municípios para ser aplicada a dose de reforço da vacina Janssen contra o novo Coronavírus (Covid-19). Portanto, a aplicação será feita às pessoas que receberam o imunizante Janssen, de forma homóloga, ou seja, uma segunda aplicação com o mesmo imunizante, do mesmo laboratório, no intervalo mínimo de dois meses, podendo ser até de seis meses. As mulheres que receberam a Janssen previamente e, no momento atual, estejam gestantes ou puérperas, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação do reforço imunizante da Pfizer.

Lages não recebeu a remessa específica da Janssen para dar continuidade aos esquemas iniciados. Assim que houver o recebimento, a população será comunicada.

Grupos elencados

Qualquer pessoa dentro do grupo etário atual (acima de 12 anos) pode ser vacinada. Todos os adultos com 18 anos ou mais que tenham concluído o esquema vacinal com as duas doses há pelo menos cinco meses podem receber a dose de reforço.

Texto: Ari Junior

Foto: Toninho Vieira