Ideia é incutir a sensibilidade e prática de iniciativas de sustentabilidade a partir da união de esforços, combate ao desperdício de alimentos e consumo consciente e saudável
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Gethal recebeu profissionais da Secretaria da Agricultura e Pesca nesta quarta-feira (10), quando o assunto do encontro permeou a implantação do Projeto Colheita Feliz - Hortas Comunitárias e Escolares. A UBS possui espaço próprio para a formatação da horta. No encontro esteve o diretor administrativo da Agricultura e Pesca, Ozair Coelho de Souza (Polaco) e o diretor Ocimar Pinheiro Chaves, além da gestora da Unidade de Saúde, Deyse Caroline Ichtchuk, a psicóloga Pâmela Santos e o presidente da Associação de Moradores do Gethal, Aldori Wolff (Pelé).
O Projeto executado pela Secretaria tem a missão de formação e organização de hortas comunitárias em espaços públicos juntamente às comunidades envolvidas, tendo como meta incentivar o cidadão e as famílias sobre a importância do cultivo a partir da produção do próprio alimento, e colheita pelas pessoas participantes, abrangendo, ainda, a própria prática de economia familiar, conscientização e valorização do meio ambiente, com inserção dos costumes alimentares com ênfase numa vida mais saudável.
Inicialmente, o Projeto Colheita Feliz será implantado em anexo à Cozinha Comunitária Rolde Romeu Rosar, bairro Guarujá, que já tem o seu projeto de disponibilização de, em média, 600 refeições diárias de segunda a sexta-feira. No cardápio de almoço e jantares também há sopas nutritivas e balanceadas.