Comunidade precisa ficar atenta, pois não haverá vacinação no final de semana
a segunda-feira (6 de dezembro), a vacinação retornará em Lages. No período da manhã, das 8h às 13h, será no Centro de Vacinação Tito Bianchini. No período da tarde, das 13h às 16h30min, em cinco Polos de Vacinação Volante (Unidades Básicas de Saúde referência): UBS Vila Nova, UBS Santa Catarina, UBS São Pedro, UBS Frei Rogério (unidade como referência, local da vacinação ao lado da Igreja São José, do 1º Batalhão Ferroviário) e UBS São Miguel.
Já no período da noite, a vacinação será retomada no Tito Bianchini, das 18h às 20h30min. São disponibilizadas 100 fichas para as pessoas elencadas e que desejam receber os imunizantes.
Sábado e domingo (dias 4 e 5) não haverá vacinação em Lages
Após a implantação dos Polos de Vacinação Volante, nos bairros de Lages, o município não realiza a vacinação nos finais de semana (sábado e domingo). A exceção fica por conta de datas específicas de campanhas vacinais. Nestes casos, a Secretaria Municipal a Saúde informa a população com antecedência.
Grupos elencados
Qualquer pessoa dentro do grupo etário atual (acima de 12 anos) pode ser vacinada. Todos os adultos com 18 anos ou mais, que tenham concluído o esquema vacinal com as duas doses há pelo menos cinco meses, podem receber a dose de reforço.
Reforço da Janssen
A Secretaria Municipal da Saúde recebeu a Nota Técnica do Ministério da Saúde, em que orienta os Estados e Municípios para ser aplicada a dose de reforço da vacina Janssen contra o novo Coronavírus (Covid-19). Portanto, a aplicação será feita às pessoas que receberam o imunizante Janssen, de forma homóloga, ou seja, uma segunda aplicação com o mesmo imunizante, do mesmo laboratório, no intervalo mínimo de dois meses, podendo ser até de seis meses. As mulheres que receberam a Janssen previamente e, no momento atual, estejam gestantes ou puérperas, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação do reforço imunizante da Pfizer.
Lages não recebeu a remessa específica da Janssen para dar continuidade aos esquemas iniciados. Assim que houver o recebimento, a população será comunicada.
Texto: Ari Junior
Foto: Toninho Vieira