Coronavírus: terça-feira com vacinação no centro e nos bairros em Lages
13/12/2021
Legenda: Foto: Emellin Camargo / Credito:

Serão sete pontos de vacinação disponíveis para a comunidade

Lages está com o esquema vacinal contra a Covid-19 em andamento. No último boletim divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, no dia 12 de dezembro (domingo), às 23h55, mostra que 97% da população elencada já se imunizou com as duas doses da vacina no município. Isto representa 111.410 pessoas. O total de doses aplicadas em Lages é de 264.771 (somatório de todas as doses dos grupos elencados, incluindo os reforços). Na noite desta segunda-feira a Secretaria divulga outro boletim com números da vacinação.

Nesta terça-feira (14 de dezembro) a vacina contra a Covid-19 estará disponível no período da manhã, das 8h às 13h, no Centro de Vacinação Tito Bianchini, com a imunização dos grupos já elencados. No período da tarde das 13h às 16h30, serão seis Polos de Vacinação Volante (Unidades Básicas de Saúde de referência): UBS Promorar, UBS do Santa Helena, UBS São Carlos, UBS Habitação (no salão da Igreja - capela São Francisco), UBS bairro São Francisco (na UBS e salas de catequese da Igreja – paróquia Sagrada Família) e no bairro São Cristóvão (salão da Igreja - capela São Cristóvão). No período da noite a aplicação das doses retorna para o Centro de Vacinação Tito Bianchini, das 18h às 20h30. Neste local e período são disponibilizadas 100 senhas para o atendimento, ou seja, as cem primeiras pessoas que chegarem no local garantem a aplicação.

Grupos elencados

Qualquer pessoa dentro do grupo etário atual (acima de 12 anos) pode ser vacinada. Todos os adultos com 18 anos ou mais, que tenham concluído o esquema vacinal com as duas doses há pelo menos cinco meses, podem receber a dose de reforço.

Reforço da Janssen disponível

Lages está aplicando o reforça da Janssen. A vacinação deste laboratório em específico é feita às pessoas que receberam o imunizante, de forma homóloga, ou seja, uma segunda aplicação com a mesma vacina (Janssen), no intervalo mínimo de dois meses, podendo ser até de seis meses. As mulheres que receberam a Janssen previamente e, no momento atual, estejam gestantes ou puérperas, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação do reforço imunizante da Pfizer.

Doses da AstraZeneca esgotadas

A Secretaria Municipal da Saúde comunica que está esgotado o estoque de segundas doses da AstraZeneca. Aquelas pessoas que precisarem da segunda dose deste imunizante deverão aguardar a chegada de nova remessa do Ministério da Saúde.

Vacina da Influenza também está disponível

O Ministério da Saúde atualizou as recomendações a respeito das vacinas e decidiu que não exigirá mais o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e a Influenza (gripe).

O imunizante da Influenza continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas. Já na Central de Vacinas, das 8h às 12h e das 14h às 18 horas.

Texto: Ari Junior

Foto: Emellin Camargo