Coronavírus: vacinação nos três períodos, nesta quinta-feira, em Lages
15/12/2021
Legenda: Foto: Toninho Vieira / Credito:

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Saúde, segue com o plano vacinal contra a Covid-19, nesta quinta-feira (16 de dezembro). A imunização inicia às 8 horas no Centro de Vacinação Tito Bianchini. Neste local os trabalhos se estendem até às 13 horas. Durante o período da tarde as doses das vacinas serão aplicadas em cinco Polos de Vacinação Volante (Unidades de Saúde –UBS- de referência), das 13 às 16h30. São eles: Vila Mariza (no Salão da Igreja), Coral, Universitário, Tributo e Centenário. Já no período da noite, a partir das 18 horas, o Centro de Vacinação Tito Bianchini, retorna com a vacinação. São 100 fichas entregues, ou seja, são vacinadas 100 pessoas a partir das 18h, até o término das senhas.

“Dia D” da vacinação será neste sábado (18)

Este será o último “Dia D” de vacinação do ano. A ação será realizada neste sábado (18), no Centro de Vacinação Tito Bianchini, das 8 às 13 horas. A novidade é que estarão disponíveis as vacinas contra a Covid-19 e a Influenza (gripe), no mesmo local.

O secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza, salienta que o Ministério da Saúde atualizou as recomendações a respeito das vacinas e decidiu que não exigirá mais o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e a Influenza, portanto as duas vacinas podem ser feitas no mesmo dia. “Lembro que o imunizante da Influenza continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas. Já na Central de Vacinas, das 8h às 12h e das 14h às 18 horas”.

Este será também o último dia do ano de atendimento no Centro de Vacinação Tito Bianchini. Os trabalhos das equipes imunizantes retornam no dia 3 de janeiro de 2022. Na semana do Natal e Ano Novo a vacinação será feita nas Unidades de Saúde.

Grupos elencados

Qualquer pessoa dentro do grupo etário atual (acima de 12 anos) pode ser vacinada contra a Covid-19. Todos os adultos com 18 anos ou mais, que tenham concluído o esquema vacinal com as duas doses há pelo menos cinco meses ou tenham recebido a dose única há dois meses podem receber a dose de reforço.

Reforço da Janssen disponível

Lages está aplicando o reforço da Janssen. A vacinação deste laboratório em específico é feita às pessoas que receberam o imunizante, de forma homóloga, ou seja, o reforço será uma segunda aplicação com a mesma vacina (Janssen), no intervalo mínimo de dois meses, podendo ser até de seis meses. As mulheres que receberam a Janssen previamente e, no momento atual, estejam gestantes ou puérperas, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação do reforço imunizante da Pfizer.

Doses da AstraZeneca esgotadas

A Secretaria Municipal da Saúde comunica que está esgotado o estoque de segundas doses da AstraZeneca. Aquelas pessoas que precisarem da segunda dose deste imunizante deverão aguardar a chegada de nova remessa do Ministério da Saúde.

Texto: Ari Junior

Foto: Toninho Vieira