Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul apresentam números positivos nos cuidados com a saúde da mulher e do homem
20/12/2021
Legenda: Arte: Divulgação / Credito:

Unidades Básicas de Saúde realizaram ações no intuito de chamar a atenção dos dois públicos-alvos, além da realização de exames e consultas. Foram 182 exames preventivos realizados em mulheres e 238 consultas médicas para homens

Duas importantes campanhas nacionais, o Outubro Rosa e o Novembro Azul são uma das principais ferramentas de conscientização de homens e mulheres a darem mais atenção a sua saúde. A Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Lages, divulga um balanço de como foram as ações no município neste ano.

Outubro foi o mês de conscientização e combate ao câncer de mama. A Secretaria de Saúde por meio da Atenção Básica mobilizou suas equipes com o objetivo de compartilhar informações e fomentar a prevenção, os exames periódicos e tudo o que possa levar as mulheres a manter sua saúde preservada.

Durante três dias as unidades de saúde abriram em horário noturno para realizar o atendimento a essas mulheres, ofertando os seguintes serviços: coleta de citopatológico (preventivo), exame das mamas, teste rápido, consultas de enfermagem, médica, odontológica, reiki e auriculoterapia.

E para atrair ainda mais a presença deste público, algumas unidades ofereceram um momento de beleza e auto cuidado.“Momentos como estes são de suma importância para a população, pois fazem com que as usuárias entendam a importância desta ação e que esses cuidadosdevem ser mantidos ao longo do ano”, comenta a diretora de Atenção Básica, Fabiana Medeiros Branco.

Atendimentos realizados em outubro:

Preventivos – 182

Consultas médicas – 97

Consultas odontológicas – 15

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) – 93

Palestra – 39

Testes rápidos – 71

Novembro Azul focado na saúde do homem

O mês de novembro foi dedicado à saúde do homem, e teve como objetivo debater acerca da saúde da população masculina na perspectiva da saúde integral do homem, ampliando o foco para além do câncer de próstata.

A secretaria de saúde por meio da diretoria de atenção básica promoveu durante todo o mês de novembro ações noturnas para atendimento desta população.

Atendimentos realizados em novembro:

Palestras – 56

Consultas médicas – 238