Unidades Básicas de Saúde realizaram ações no intuito de chamar a atenção dos dois públicos-alvos, além da realização de exames e consultas. Foram 182 exames preventivos realizados em mulheres e 238 consultas médicas para homens
Duas importantes campanhas nacionais, o Outubro Rosa e o Novembro Azul são uma das principais ferramentas de conscientização de homens e mulheres a darem mais atenção a sua saúde. A Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Lages, divulga um balanço de como foram as ações no município neste ano.
Outubro foi o mês de conscientização e combate ao câncer de mama. A Secretaria de Saúde por meio da Atenção Básica mobilizou suas equipes com o objetivo de compartilhar informações e fomentar a prevenção, os exames periódicos e tudo o que possa levar as mulheres a manter sua saúde preservada.
Durante três dias as unidades de saúde abriram em horário noturno para realizar o atendimento a essas mulheres, ofertando os seguintes serviços: coleta de citopatológico (preventivo), exame das mamas, teste rápido, consultas de enfermagem, médica, odontológica, reiki e auriculoterapia.
E para atrair ainda mais a presença deste público, algumas unidades ofereceram um momento de beleza e auto cuidado.“Momentos como estes são de suma importância para a população, pois fazem com que as usuárias entendam a importância desta ação e que esses cuidadosdevem ser mantidos ao longo do ano”, comenta a diretora de Atenção Básica, Fabiana Medeiros Branco.
Atendimentos realizados em outubro:
Preventivos – 182
Consultas médicas – 97
Consultas odontológicas – 15
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) – 93
Palestra – 39
Testes rápidos – 71
Novembro Azul focado na saúde do homem
O mês de novembro foi dedicado à saúde do homem, e teve como objetivo debater acerca da saúde da população masculina na perspectiva da saúde integral do homem, ampliando o foco para além do câncer de próstata.
A secretaria de saúde por meio da diretoria de atenção básica promoveu durante todo o mês de novembro ações noturnas para atendimento desta população.
Atendimentos realizados em novembro:
Palestras – 56
Consultas médicas – 238
Testes rápidos – 106
Texto: Aline Tives
Arte: Divulgação