Lages já administra novos prazos de reforço vacinal com quatro meses de intervalo após a última dose do esquema de vacinação
Nesta semana teve início o novo sistema de vacinação contra a Covid-19, em Lages. No período de fim de ano as Unidades Básicas de Saúde, nos bairros, estarão vacinando a população elencada. O Centro de Vacinação Tito Bianchini retorna com atendimento no dia 3 de janeiro de 2022.
Para esta terça-feira (21 de dezembro) das 13h às 16h30, serão oito Unidades de Saúde disponíveis para a vacinação. São elas: UBS Promorar, UBS Santa Helena, UBS São Carlos, UBS Habitação, UBS São Francisco, UBS São Cristóvão, UBS Conta Dinheiro e UBS Santa Mônica.
Dose de reforço após quatro meses da última aplicação
Uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para todos os indivíduos com mais de 18 anos de idade, deverá ser administrada a partir de quatro meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose), independente do imunizante aplicado. A vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Comirnaty/Pfizer) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca).
Dose de reforço para imunossuprimidos a partir de quatro meses depois da dose adicional
Uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 deverá ser feita para todos os indivíduos imunossuprimidos acima de 18 anos de idade que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional), que deverá ser administrada a partir de quatro meses do intervalo da última.
Grupos elencados
Qualquer pessoa dentro do grupo etário atual (acima de 12 anos) pode ser vacinada contra a Covid-19. Todos os adultos com 18 anos ou mais, que tenham concluído o esquema vacinal com as duas doses há pelo menos quatro meses ou tenham recebido a dose única há dois meses podem receber a dose de reforço.
Reforço da Janssen disponível
Lages está aplicando o reforço da Janssen. A vacinação deste laboratório em específico é feita às pessoas que receberam o imunizante, de forma homóloga, ou seja, o reforço será uma segunda aplicação com a mesma vacina (Janssen), no intervalo mínimo de dois meses, podendo ser até de seis meses. As mulheres que receberam a Janssen previamente e, no momento atual, estejam gestantes ou puérperas, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação do reforço imunizante da Pfizer.
Texto: Ari Junior
Foto: Toninho Vieira