O reforço vacinal é para todos os laboratórios de imunizantes (Coronavac, Pfizer, AstraZeneca e Janssen)
Nesta quarta-feira (22 de dezembro) estarão disponíveis para a comunidade sete locais, em endereços diferentes, para vacinação contra a Covid-19, em Lages. Abrem das 13h às 16h30 as seguintes Unidades Básicas de Saúde: UBS Penha, UBS Caça e Tiro, UBS Guarujá, UBS Petrópolis, UBS Várzea, UBS Popular e UBS Centro (CEASM).
O secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza, lembra que a dose de reforço vacinal é para todos os públicos que já completaram o prazo de intervalo da última aplicação, para todos os laboratórios (Coronavac4 meses, Pfizer 4 meses, AstraZeneca 4 meses e Janssen 2 meses).
Dose de reforço após quatro meses da última aplicação
Uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para todos os indivíduos com mais de 18 anos de idade, é administrada a partir de quatro meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose), independente do imunizante aplicado.
Dose de reforço para imunossuprimidos a partir de quatro meses depois da dose adicional
Uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 deverá ser feita para todos os indivíduos imunossuprimidos acima de 18 anos de idade que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional), que deverá ser administrada a partir de quatro meses do intervalo da última.
Grupos elencados
Qualquer pessoa dentro do grupo etário atual (acima de 12 anos) pode ser vacinada contra a Covid-19. Todos os adultos com 18 anos ou mais, que tenham concluído o esquema vacinal com as duas doses há pelo menos quatro meses ou tenham recebido a dose única há dois meses podem receber a dose de reforço.
Reforço da Janssen disponível
Lages está aplicando o reforço da Janssen. A vacinação deste laboratório em específico é feita às pessoas que receberam o imunizante, de forma homóloga, ou seja, o reforço será uma segunda aplicação com a mesma vacina (Janssen), no intervalo mínimo de dois meses, podendo ser até de seis meses. As mulheres que receberam a Janssen previamente e, no momento atual, estejam gestantes ou puérperas, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação do reforço imunizante da Pfizer.
Texto: Ari Junior
Foto: Toninho Vieira