Secretaria Municipal da Saúde, de Lages, realiza capacitação em Sala de Vacina
10/02/2022
Legenda: Fotos: Rafaela Machry / Credito:

São 15 profissionais da Saúde participando da capacitação

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, após liberação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), articula e oferece uma capacitação em Sala de Vacina. O curso está sendo ministrado pela monitora, enfermeira, ex-secretária municipal da Saúde e atualmente apoiadora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Odila Waldrich. Tem duração de 40 horas/aula presenciais na parte teórica e mais 40 horas/aula na prática.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza, são 15 profissionais da Saúde participando da capacitação. “Temos profissionais de Lages e de outros municípios da região. Uma ação importante, pois com essa qualificação estaremos reforçando nosso quadro de profissionais aptas para aturem como vacinadoras nas Unidades Básicas de Saúde e na Vigilância Epidemiológica”, comenta o secretário.

A monitora Odila Waldrich, salienta que o estado de Santa Catarina é o único do país que oferece esta importante capacitação na área da Saúde. “Aqui os profissionais estarão aptos a aturem nas Salas de Vacinas com públicos de todas as idades, assim entenderão todo o processo que permeia a vacinação”, explica.

Após a realização do curso teórico, que está sendo realizado na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), as 15 profissionais irão para as Unidades de Saúde ou sede da Vigilância Epidemiológica participar da complementação com as aulas práticas, sempre supervisionadas por um profissional capacitado em vacinação.

Texto: Ari Junior

Fotos: Rafaela Machry