Equipes da Prefeitura percorrem os bairros divulgando o Saúde na Mão Lages
02/03/2022
Legenda: Fotos: Toninho Vieira / Credito:

O programa Saúde na Mão Lages, lançado em janeiro, pela Prefeitura de Lages, é uma inovação que pretende otimizar e humanizar os atendimentos na área da saúde no município. Como forma de divulgar, levando informações do que se trata e como funciona o programa à população, equipes da Prefeitura estão percorrendo todas as regiões da cidade. O “ponta pé” inicial deste trabalho foi dado nesta sexta-feira (25 de fevereiro).

Após uma reunião de treinamento e orientações entre os colaboradores, o grupo seguiu até o bairro Vila Maria, onde estava acontecendo uma ação da Secretaria do Meio Ambiente Lages em Busca do Lixo Zero. O intuito era aproveitar a movimentação no bairro para realizar o trabalho de divulgação e conscientização a respeito do Saúde na Mão Lages.

A meta é percorrer todos os bairros,visitando as 23 Unidades de Saúde Básica de Lages. Será seguido o mesmo cronograma da vacinação contra a Covid-19, ou seja, nos dias que houver a imunização em determinados bairros, as equipes do programa estarão presentes para conversar e orientar a população.

Além das UBSs, também serão visitadas as residências próximas. O objetivo é estimular as pessoas aaderirem ao Saúde na Mão Lages, distribuindo panfletos e ímãs de geladeira, para que o número de telefone do programa esteja visível e de fácil acesso aos usuários.

O senhor Hamilton Souza Antunes, morador do bairro Vila Maria há 35 anos, gostou da novidade. “Toda melhoria na área da saúde é muito bem-vinda. Vou falar para toda família que agora temos esse serviço disponível”, comenta. Quem também comemorou foi o senhor Adair dos Santos, 77 anos. Ele conta que está com muita dificuldade para se deslocar até a UPA quando é necessário por problemas na visão, que o impedem de dirigir. “Agora vai ficar muito mais fácil, pois quando é coisa pouca, não precisamos descer até lá para ser atendido por um médico ou enfermeira”, diz.

Como funciona o Saúde na Mão Lages

Lages, assim como grandes centros, agora conta com um canal de comunicação diretamente com uma equipe de enfermagem preparada para atender casos corriqueiros de saúde da população.

Através da linha telefônica 0800 444 3355 qualquer pessoa tem acesso ao serviço que funciona 24h, sete dias por semana. As ligações são gratuitas e ilimitadas. O programa traz mais agilidade e segurança para cuidar as saúde das pessoas. “Nosso principal desafio na Saúde sempre foi humanizar os atendimentos. Nosso objetivo é reduzir distâncias, prestar um bom atendimento e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, orientando nossos pacientes individualmente”, explica o secretário da Saúde de Lages, Claiton Camargo.

Durante o atendimento os usuários poderão sanar dúvidas e receberem orientações sobre cada situação. Em casos mais graves, serão encaminhados a procurarem os serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “O Saúde na Mão vem justamente para diminuir a grande demanda de atendimentos na UPA, pois tivemos uma pesquisa que mostra que cerca de 80% das pessoas que se deslocaram até lá não precisariam ter ido, pois se tratava de casos leves, como dores de cabeça, febre, entre outras enfermidades que podem ser medicadas e tratadas sem sair de casa”, argumenta o secretário Claiton.

Retorno positivo em apenas um mês de implantação

Os números mostram um saldo positivo quanto à aceitação e resultados depois da implantação do programa em Lages. Somente em janeiro foram realizados 1.295 atendimentos por telefone, uma média de cem ligações por dia. “Temos capacidade para mil atendimentos diários, por isso a importância de divulgar e incentivar as pessoas a acessarem o serviço”, destaca Claiton.

O perfil dos usuários é de pessoas de 20 a 49 anos, tendo pouca adesão dos idosos por enquanto e cerca de 65% são mulheres. Destes, 99% seguem as orientações prestadas e 67% relataram que tiveram melhora após o atendimento, sem precisar sair de casa.

É importante deixar claro que o Saúde na Mão Lages não realiza agendamentos e também não marca consultas, mas presta todas as orientações sobre que serviços procurar ou medicamentos que poderiam ser usados para aliviar casos mais leves. “Ao longo do tempo outros serviços poderão ser agregados, tornando-se uma teletriagem e facilitando a vida da população”, afirma o secretário.

Texto: Aline Tives

Fotos: Toninho Vieira