Atividades aconteceram em seis dias e reuniu 61 profissionais das Unidades Básicas de Saúde do município
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), da Secretaria Municipal da Saúde, realizou uma capacitação nos dias 11, 15, 17, 22, 24 e 25 de março com os gestores e equipes técnicas de enfermagem de todas as Unidades Básicas de Saúde de Lages (UBSs), com o objetivo de atualizar os conhecimentos quanto aos serviços do SAD nas práticas dos ostomizados (pacientes que realizaram cirurgia com objetivo de construir um novo caminho para eliminar a urina e as fezes) e oxigenoterapia (administração de oxigênio para suprir uma deficiência do paciente), com atualizações dos formulários de encaminhamento e de como prestar atendimento e encaminhar para cadastro os pacientes neste setor, que passarão a receber a bolsa de colostomia e oxigênio na Unidade de Saúde, além de ter a possibilidade de serem admitidos no programa SAD.
A capacitação foi realizada em parceria com a Diretoria de Atenção Básica e da Diretoria de Urgência e Emergência, a qual o SAD faz parte. Com a chegada de novos servidores, este preparo possibilita conhecimento do serviço para os profissionais, e melhorará o atendimento e o encaminhamento correto dos pacientes.
O que é o SAD:
O SAD é uma nova modalidade de atenção à saúde, complementar às já existentes, oferecida em domicílio e com garantia de continuidade do cuidado na Rede de Atenção à Saúde.
Os profissionais responsáveis pelo serviço fazem parte das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMADs), compostas de médico, enfermeiro, auxiliar/técnico de enfermagem, fisioterapeuta e/ou assistente social.
Texto: Rafaela Machry
Foto: Divulgação