Pessoas dos grupos elencados ou prioritários devem procurar os pontos de vacinação disponíveis no município
A Secretaria Municipal da Saúde, da Prefeitura de Lages, divulgou o balanço da primeira semana de imunização da vacina contra a Influenza (Gripe) e contra o Sarampo (vacina tríplice viral, que protege contra o Sarampo, Caxumba e a Rubéola). Contra a gripe foram vacinadas 3.138 pessoas, sendo 344 trabalhadores da saúde e 2.794 idosos com 60 anos ou mais. Este público é o elencado no momento para a vacinação contra Gripe. Já com relação à vacina contra o Sarampo (VTV) que está sendo aplicada, neste momento da campanha somente em profissionais da saúde, foram imunizadas 285 pessoas.
As Campanhas de vacinação
As campanhas iniciaram simultaneamente no dia 4 de abril e se estendem até o dia 3 de junho. A Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza) é destinada à população dos grupos prioritários e a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, para crianças e trabalhadores da saúde. O dia D, de mobilização nacional, para ambas, será em 30 de abril.
Na primeira etapa da campanha contra a Gripe serão vacinados idosos de 60 anos ou mais e profissionais da saúde. Os locais de vacinação são:
A Campanha de Vacinação contra a Gripe de 2022 será dividida em duas etapas:
Primeira etapa (entre os dias 04 de abril e 2 de maio): idosos com 60 anos ou mais;
trabalhadores da saúde;
Segunda etapa (entre os dias 02 de maio e 03 de junho): crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento e forças armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Campanha contra o Sarampo irá vacinar trabalhadores da saúde e crianças de até 4 anos
O público-alvo da Campanha de Vacinação contra o Sarampo são crianças de seis meses até quatro anos de idade e trabalhadores da saúde. Pessoas que fazem parte desses grupos, e que também serão imunizadas contra a gripe, devem procurar uma unidade de saúde para tomar uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra o Sarampo, Caxumba e a Rubéola, independentemente da situação vacinal.
A Campanha de Vacinação contra o Sarampo também será realizada em duas etapas:
Primeira etapa (entre dias 04 e 30 de abril): vacinação dos trabalhadores da saúde;
Segunda etapa (entre dias 02 de maio e 03 de junho): vacinação de crianças de seis meses até quatro anos de idade.
Locais de vacinação contra o Sarampo nessa primeira etapa (entre dias 04 e 02 de maio):
Texto: Ari Junior
Arte: Divulgação