Secretaria da Saúde irá inaugurar Farmácia Solidária para arrecadação e doações de medicamentos e insumos para a população
19/04/2022
Legenda: Arte: Divulgação / Credito:

O setor está localizado junto à Farmácia Básica Municipal e inaugura dia 25 de abril, funcionando de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h para arrecadação, e das 13h às 17 horas para dispensação

O novo serviço é uma forma de contribuição para a saúde da população, e tem como objetivo a arrecadação de medicamentos, listados ou não no SUS, por parte de pessoas físicas e/ou jurídicas, para distribuição aos pacientes que possuírem receita tanto do SUS como no sistema particular.

“A população e as pessoas jurídicas podem nos procurar e fazer a doação de medicamentos/fitas de glicemia/leite/fraldas que não teriam destino, que alcançariam a validade ou seriam jogados no lixo, por exemplo. Nós arrecadamos estes itens e fazemos a distribuição a outras pessoas que possam necessitar”, explica a diretora de Medicamentos e Insumos, Bruna Eliane Sviercowski.

“Além disto, existem alguns medicamentos que o SUS não fornece, até mesmo de custo elevado, e que podem ser espontaneamente doados, para serem distribuídos para a comunidade que não tem condições de fazer a compra desses medicamentos. É um serviço novo, que dependerá da solidariedade tanto da população, como de pessoas jurídicas como um todo”, completa o secretário Municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza.

Quais medicamentos poderão ser doados?

Qualquer medicação com lote e validade (três meses ou mais) visíveis, com exceção dos medicamentos termolábeis (produtos sensíveis a grandes variações de temperatura, que devem ser armazenados em temperatura controlada).

A Secretaria Municipal da Saúde reforça que não aceitará doações em dinheiro, apenas dos itens materializados.

As doações deverão ser entregues junto à Farmácia Básica Municipal, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17 horas, mediante a apresentação dos seguintes documentos: Ficha de Cadastro (disponível no Edital no site da Secretaria: www.saudelages.sc.gov.br/edital/all e no ato da doação, no guichê) e cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, se pessoa jurídica.

Já para receber as doações, a pessoa poderá dirigir-se à Farmácia das 13h às 17h portando a receita do medicamento, que não precisa ser necessariamente do SUS e um documento oficial com foto.

Texto: Emellin Camargo