Nota de Esclarecimento Secretaria Municipal da Saúde
25/04/2022
Legenda: / Credito:

Em resposta ao vídeo, publicado nas redes sociais, a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer os fatos.

No dia 18 de abril, data do ocorrido, a impressora do consultório do referido médico parou de funcionar e, dessa forma, solicitou-se ao setor responsável a verificação do problema. No mesmo momento, a impressora que serve de backup também parou de funcionar por problema no suprimento (tonner), ocasionando tal transtorno, sendo que em 20 minutos o técnico esteve no local para trocar o suprimento da impressora.

Cumpre informar que a Unidade de Pronto Atendimento UPA 24h possui 16 impressoras fornecidas através de licitação de serviço de impressão, pela empresa Selbett. A mesma realiza manutenção de tais equipamentos, e garantia de suprimentos, bem como a reposição destes, caso necessário sua substituição.

É importante salientar que nesta data, haviam 3 (três) consultórios desocupados, e que os mesmos possuíam as impressoras em pleno funcionamento. Além disso, a falha na impressora não interfere no atendimento médico, já que o sistema permanece funcionando, e a instituição conta com Receituários, Requisições de Exames e Atestados já impressos para utilização manual, caso ocorra qualquer impossibilidade na utilização do sistema ou de impressões.

A Prefeitura de Lages, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, está apurando os fatos para devidas providências. E salienta que problemas técnicos com equipamentos ocorrem, lamentando posicionamentos deste porte, enfatizando fatores políticos acima do objetivo principal do serviço, que é o atendimento às pessoas que procuram a UPA de Lages.

Claiton Camargo de Souza, Secretário Municipal de Saúde