Os casos de urgência e emergência (mais urgentes) como: acidentes, doenças cardíacas, fraturas e quedas serão atendidos no Hospital Seara do Bem Materno e Infantil. Já os casos menos graves como: alergias, dor de garganta, diarreia e gripe retornam com os atendimentos na UPA 24 horas
A partir desse domingo (1º de maio), às 7 horas, retornam os atendimentos pediátricos na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA), no bairro Universitário. O serviço de saúde será oferecido para crianças de zero a 14 anos 11 meses e 29 dias. Com isso, o Hospital Seara do Bem Materno e Infantil deixará de atender os casos considerados menos urgentes da pediatria.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza, esta reorganização no atendimento pediátrico é possível após as melhoras nos números de casos de Covid-19 em crianças e os índices estáveis da pandemia de uma forma geral no município. “Assim, estamos avançando mais um estágio neste planejamento do retorno dos serviços. Durante todo o mês de abril nós readequamos a estrutura da UPA para receber os atendimentos das crianças. O local será o mesmo onde originalmente já vinha sendo feito antes da pandemia. É importante ficar claro para a comunidade que todos serão atendidos de forma segura, humana e com qualidade no serviço”, salienta o secretário.
Fluxo de atendimento
O fluxo de atendimento ambulatorial continua sendo realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na UPA. Os casos de urgência e emergência (mais urgentes) como: acidentes, doenças cardíacas, fraturas e quedas serão atendidos no Hospital Seara do Bem Materno e Infantil. Já os casos menos graves como: alergias, dor de garganta, diarreia e gripe retornam com os atendimentos na UPA 24 horas. “Ninguém deixará de ser atendido. Para o suporte dos pacientes há ambulâncias na UPA e no Hospital para atender a demanda de transporte médico-ambulatorial, além do apoio quando necessário, do Samu e do Corpo de Bombeiros”, conclui o secretário, Claiton Camargo de Souza.
Texto: Ari Junior
Arte: Divulgação