Secretaria Municipal da Saúde informa atraso no recebimento de medicamentos de Alto Custo
05/05/2022
Legenda: Foto: Divulgação / Credito:

Alguns destes medicamentos, que são fornecidos pelo Estado, já estão em falta neste setor da Farmácia Básica Municipal, e outros, correm risco de esgotar

A Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Lages, informa que está sofrendo atraso no recebimento de medicamentos, por parte do Governo do Estado, advindos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), mais conhecido como Alto Custo.

O atraso acarreta na impossibilidade da dispensação destes medicamentos específicos aos usuários da Farmácia Básica Municipal, por conta do estoque encontrar-se esgotado. Confira quais medicações já esgotaram:

- Insulina gulosina

- Dapaglifozina

- Levetiracetan.

- Ursacol

- Etanercepte

CEAF

O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) é uma estratégia de acesso a medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS), que abrange, em especial, os medicamentos para doenças crônicas, cujos custos de tratamento são os mais elevados, inclusive doenças raras.

Ressalta-se que o problema na entrega de medicamentos está ocorrendo em todo Estado, não sendo exclusivo do município de Lages. Segundo o Governo do Estado, o contato com os responsáveis pelo transporte destas medicações já foi realizado. A resposta obtida foi de que a previsão de entrega destes medicamentos à Farmácia Básica está programada para sexta-feira (6 de maio).

Para os pacientes que ficarem em dúvida sobre a disponibilidade de medicamentos, a Secretaria da Saúde oferece o número do Saúde na Mão Lages, com ligações ilimitadas e gratuitas: 0800 444 3355 e também o ramal do Setor de Alto Custo da Farmácia Básica: 3251-7622.

Texto: Emellin Camargo