Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia passará a ser emitido no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) a partir do próximo dia 16 de maio
11/05/2022
Legenda: / Credito:

Localizado no 1º andar da Policlínica Municipal de Especialidades Médicas Eneo Pacheco de Andrade, situada na Praça Leoberto Leal, nº: 20, centro da cidade, o Cerest atende de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h

Documento que comprova a vacinação contra doenças, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) será emitido no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) a partir do dia 16 de maio (segunda-feira), no Centro de Orientação para a Saúde do Viajante. O Cerest é um serviço público vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, localizado no 1º andar da Policlínica Municipal de Especialidades Médicas Eneo Pacheco de Andrade, situada na Praça Leoberto Leal, nº: 20, centro da cidade de Lages. Ao público, o atendimento está prestado no Cerest de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.

Até o dia 13 de maio (sexta-feira), o Certificado Internacional continua emitido pela Vigilância Sanitária, com funcionamento de segunda a sexta-feira, entre 8h e 12h e das 14h às 18h, em seu prédio na rua Professor Walter Dachs, nº: 29, Centro. “A mudança de local deve ter a atenção da comunidade. A medida desta concentração busca facilitar a logística às pessoas”, explica a diretora de Vigilância em Saúde. Regina Souza. Esta é uma recomendação aos habitantes de Lages, pelas Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica. A população pode esclarecer dúvidas por telefone: 3251-7970 (Cerest)/3251-7617 (Vigilância Sanitária)/0800 444 3355 (Programa Saúde na Mão Lages).

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é fundamental devido a que alguns países exigem o documento para a entrada em seu território. O Certificado é emitido gratuitamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Brasileiros e estrangeiros vacinados no Brasil e que irão viajar para países que cobram a obrigatoriedade de vacina, e crianças a partir de nove meses, necessitam ter o Certificado. “Se você vai viajar para o exterior, deve consultar se o país de destino exige alguma vacina. Se o seu voo tiver escala ou conexão, confira todos os países por onde irá passar”, indica o Ministério da Saúde (MS).

As vacinas exigidas nos termos do Regulamento Sanitário Internacional são divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os cidadãos devem guardar o comprovante da vacina, pois será imprescindível ao solicitar o Certificado Internacional. O Ministério da Saúde (MS) adverte que o documento possui validade vitalícia para vacinação contra a febre amarela.

Como faz para ter o Certificado Internacional?

A pessoa interessada em obter o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) deverá previamente providenciar seu próprio cadastro junto ao site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mediante login e  senha, e preencher um formulário específico. O Certificado Internacional também pode ser requisitado na conta gov.br, em que o documento chegará ao e-mail informado no cadastro em até dez dias úteis.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Arte: Emellin Camargo