Capacitação está marcada para esta quinta e sexta-feira, dia 26 e 27, no bloco 2 da Uniplac
O tabagismo causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente cardiovasculares. A fim de conscientizar a população da região sobre os males do tabaco, a Secretaria de Saúde de Lages promove uma formação de agentes multiplicadores aos profissionais do município e da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures). A capacitação ocorre nesta quinta e sexta-feira, dias 26 e 27, no bloco 2 Uniplac, salas 2213 e 2214. O horário será das 8h às 12h e das 14h às 18h.
A ação será conduzida por enfermeiras e pelo psicólogo da Vigilância em Saúde, Paullo Panatta. "Esse agente trabalhará em grupos terapêuticos que acontecem nas UBSs. A dependência química é de difícil controle, rápida, onde os sintomas de abstinências são curtos. Cerca de 30 a 40 minutos fazem com que a pessoa esteja sempre fumando nesse período. A média costuma ser de uma carteira, duas de cigarro por dia", frisou.
Segundo a responsável pelo Programa Municipal das Doenças Não Transmissíveis (Dants), Mariana Decker, os participantes estarão aptos a transmitir seus conhecimentos à comunidade pertencente. "O multiplicador é aquele que compartilha informações, coloca a teoria em prática e se torna um agente da mudança, com um papel mais ativo na sociedade", ressaltou.
Texto: Natasha Monteiro
Foto: Unsplash/Matheus Frade