O Fórum é um colegiado de vigilância, promoção, prevenção e proteção ao ambiente do trabalho, constituindo-se em uma instância para debate, recebimento de denúncias, encaminhamento de providências e demais medidas para melhorias
Em Florianópolis, nesta quinta-feira (1º), o gerente do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Emerson Luiz da Silva, esteve no Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina, no Fórum de Saúde e Segurança do Trabalhador, para apresentar o plano de ação do órgão em Lages. Na sua explanação, o gerente explicou sobre objetivos do Cerest em Lages e região, entre os quais, visitas a empresas para fiscalização das condições de trabalho dos colaboradores; ações permanentes em saúde mental; atuação na prevenção de acidente do trabalho e doenças ocupacionais de ordem física e mental; serviços gratuitos de fisioterapia e psicologia; notificações de problemas; capacitações; projetos na área de saúde e planejamento para realização de seminários.
No final de maio, o Cerest apresentou seu plano de ação à Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (Cist), em Lages. A Cist tem as seguintes atribuições: elaboração de Normas Técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade para promoção da saúde do trabalhador; participação da formulação e na implementação das políticas relativas às condições e aos ambientes de trabalho, e participação da definição de normas, critérios e padrões para o controle das condições e dos ambientes de trabalho.
O que é o Fórum?
É um colegiado de vigilância, promoção, prevenção e proteção ao meio ambiente do trabalho, constituindo-se em uma instância para debate, recebimento de denúncias, encaminhamento de providências e demais medidas para melhoria das condições de trabalho. Pela articulação de entidades e órgãos, ocupa espaço no campo político institucional e desenvolve uma série e atividades.
A ideia de implantação de um fórum sobre saúde e segurança do trabalhador em Santa Catarina nasceu em maio de 2002, após uma palestra proferida na Procuradoria afim, sobre Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (Dort). O Ministério Público do Trabalho, ao final daquele evento, agendou uma reunião em que se discutiriam questões e propostas para viabilizar soluções aos impasses de meio ambiente de trabalho. Do Fórum fazem parte entidades públicas - Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria de Estado da Saúde, Cerests/secretarias municipais da Saúde, entre outras, além de instituições privadas.