Notícias
Ministério da Saúde premia projeto de Lages
05/06/2017
Foto: Divulgação

Um aplicativo, desenvolvido por uma empresa lageana, permitirá mapear geograficamente a presença ou riscos do mosquito da dengue no município

 

O trabalho “Inova Agente, a Serra Precisa de Educação e Vigilância na Integração e Geoprocessamento da Informação”, produzido por profissionais que atuam na área da Saúde em Lages, foi um dos vencedores do Prêmio INOVASUS, do Ministério da Saúde. A honraria foi recebida essa semana em Brasília pela secretária de Saúde, Odila Waldrich; a gerente regional de Saúde, Camila Baccin, e pelo coordenador de Combate e Prevenção a Endemias, Márcio Rodrigues da Silva.

O projeto é uma proposta de melhoria do processo de trabalho dos profissionais que atuam diretamente no combate a endemias e também dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), através de um sistema informatizado. O aplicativo, desenvolvido por uma empresa lageana, permitirá mapear geograficamente a presença ou riscos do mosquito da dengue, por exemplo. Todos os profissionais serão capacitados para utilizar o aplicativo que possibilitará o monitoramento dos pontos onde existem armadilhas para atrair o mosquito. Todo o procedimento será informado no sistema e monitorado pela central, desde a identificação de uma possível larva (foco do mosquito), análise e alerta de área de risco no mapa.                       

“Isso facilitará a vida da Vigilância em Saúde e da equipe de Saúde da Família que serão capacitados para utilizar o aplicativo que indicará a localização de um ponto onde existe um paciente com sintomas da dengue, por exemplo. Caso os raios dos pontos se cruzem no mapa, a equipe de Vigilância poderá entrar em ação antes do resultado dos exames para confirmação do foco da dengue”, explica o professor universitário e diretor de Gestão da Informação da Secretaria Municipal de  Saúde,  Claiton Camargo de Souza, um dos autores do projeto, juntamente com a gerente regional de Saúde, Camila Baccin; o coordenador de Combate e Prevenção a Endemias, Márcio Rodrigues da Silva, e a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Geanice Ledo. Além da certificação e do reconhecimento nacional, o projeto receberá recursos federais para o desenvolvimento do aplicativo.              

Galeria de fotos


Endereço

Praça Leoberto Leal, 20, Centro
CEP 88501-310

Telefone

(49) 3251-7600
Todos os Direitos Reservados © 2022