Programação especial promovida pela Prefeitura de Lages celebra o Dia Mundial da Saúde
05/04/2023
Fotos: Toninho Vieira

As celebrações do Dia Mundial da Saúde, comemorado anualmente no dia 7 de abril, foram adiantadas em Lages, com atividades realizadas nesta quarta-feira (5 de abril) no calçadão da praça João Costa. A programação, promovida pela Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal de Saúde, envolveu toda a população que passava pelo local, das 9h às 16h, com grande participação de público.

Nesta semana do Dia Mundial da Saúde, a proposta é refletir sobre a qualidade de vida das pessoas, para que cada um indague-sesobre se seus hábitos são de fato saudáveis e fazer uma clara opção pela vida. É uma data para reflexões, alertas e, principalmente, para que cada um se conscientize sobre a importância de manter hábitos saudáveis.

Durante a ação foram ofertados serviços de testagem rápida para ISTs, aferição de pressão arterial, teste de glicose, atualização cadastral, doação de medicamentos para a Farmácia Solidária, auriculoterapia, massoterapia, avaliação odontológica e humanização em saúde, além de orientações sobre grupo de tabagismo, dengue, programa Saúde na Mão Lages, saúde da mulher e métodos contraceptivos e saúde do trabalhador. O Projeto Cultivar, da Secretaria de Agricultura e Pesca distribuiu mudas de hortaliças.

A ação contou com o apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Agricultura e Pesca, da Rádio Clube de Lages e Rádio Massa FM, Lions Clube, SestSenat, Cebrac, Farmácia do Sesi, Médico Javier, Massoterapeuta Andreza Silva, Doce Vida – Unidos pelo Diabetes, Graarc – Grupo de Apoio aos Renais Crônicos.

A senhora Geni Araújo, 62 anos, moradora do bairro Copacabana, estava passando pelo Centro quando avistou a movimentação no calçadão. “Aproveitei para medir minha pressão e descobri que estava alta. Muito boa ação, e que sirva de alerta pra gente se cuidar mais”, comenta.

Foco na prevenção

Também é importante reforçar neste Dia Mundial da Saúde a máxima de que, por mais que a ciência tenha avançado no desenvolvimento de novos recursos para o tratamento das doenças, a prevenção ainda é a abordagem mais indicada, simples e eficaz.

As amigas Cleuza Aparecida Kuhnen, de 56 anos, e Ruth Arruda Ciuchetta, 68, fazem parte do grupo de ginástica da terceira idade do bairro Petrópolis e vieram prestigiar o evento. “Somos muito ativas, a saúde está em dia, mas sempre vale a prevenção. Nunca é demais medir a pressão arterial e a glicose de vez em quando”, brincam.

Realizar regularmente check-ups, de acordo com o perfil e faixa etária de cada um, manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas são atitudes que contribuem, comprovadamente, para uma vida saudável. “É sim um dia de reflexão sobre os hábitos de prevenção, evitando que as pessoas busquem por medicamentos ou outros tipos de tratamentos que poderiam ser evitados”, comenta o secretário da Saúde, Claiton Camargo.

Serviços de saúde sempre à disposição

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza vários tratamentos da medicina alternativa, que também são considerados preventivos, como a auriculoterapia e o reiki. “São poucos municípios que disponibilizam esses tratamentos gratuitamente, e temos o orgulho de ter implantado na nossa gestão”, enfatiza o secretário.

A ação também serve como divulgação dos diversos serviços de saúde disponíveis à população, como o programa Saúde na Mão Lages, um aplicativo disponível na PlayStore e na Apple Store, que dá possibilidade de o usuário realizar uma chamada de vídeo com os profissionais de enfermagem, além do atendimento por chat.

O objetivo é ampliar o acesso à saúde e cuidar mais e melhor da população.“Estamos em um trabalho intenso de divulgação do programa, pois nossos indicadores mostram que uma vez que as pessoas utilizam o serviço, o grau de satisfação chega a 90%. Nossa intenção é diminuir as filas nas unidades de saúde para problemas menos graves, que podem ser resolvidos com essa assistência médica tecnológica, lembrando que o Saúde na Mão também dá receita médica e atestados quando há necessidade”, explica Claiton.

Dia Mundial da Saúde é celebrado há 73 anos

O Dia Mundial da Saúde é celebrado desde 1950 com o objetivo de chamar a atenção para as prioridades específicas da saúde global. A data homenageia a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a primeira Assembleia Mundial da Saúde, em 1948.

Além de servir para lançar um alerta em escala mundial a respeito de problemas que afetam a saúde pública, o Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade para difundir as informações e recomendações que levem as pessoas a uma vida mais saudável e equilibrada.

Texto: Aline Tives

Fotos: Toninho Vieira