Secretaria de Saúde resgata recursos para conclusão da UPA
05/06/2017
Fotos: Ary Barbosa

O Ministério da Saúde concedeu um prazo de mais seis meses para apresentar uma nova planilha de execução da obra que deveria ter sido entregue a comunidade em 2014

A prefeitura de Lages, através da Secretaria de Saúde, conseguiu assegurar os recursos para a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Universitário. A afirmação é da Secretária Odila Waldrich, que esteve em Brasília nesta semana onde recebeu a confirmação do Ministério da Saúde.

“Quando assumimos em janeiro com menos de um terço de obra concluída, fomos notificados pelo Ministério da Saúde sobre uma auditoria e havia um risco iminente de perdermos os recursos que já foram aplicados na obra, cerca de um milhão e meio de reais que o município teria que devolver ao governo federal porque a UPA não foi entregue no prazo determinado, que era 2014”, explica Odila.

A situação foi revertida após uma inspeção de técnicos do Ministério da Saúde que estiveram em Lages no início deste mês, onde permaneceram por duas semanas, para avaliar os serviços de urgência e emergência do Município.

De acordo com a secretária “eles constataram que em quatro meses readequamos e passamos a atender todas as exigências técnicas, com uma equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem efetivos, além de realizarmos melhorias na estrutura e facilitarmos o acesso aos serviços”.

O cumprimento das normas possibilitou uma tentativa de renegociação do prazo para a conclusão da UPA. “Encaminhamos o pedido para prorrogação do prazo e prontamente o Ministério aceitou com um reconhecimento dos serviços prestados de urgência e emergência no município que serve de referencia para outras cidades”, explica Odila.

Com isso, o Município tem agora um prazo de mais seis meses para apresentar uma nova planilha de execução da obra. O projeto que vai beneficiar Lages e a região serrana teve início em 2011 com a definição do terreno, que fica próximo a Rodoviária. Com um custo estimado em mais dois milhões e meio de reais, os recursos para a estrutura foram viabilizados através de uma parceria entre a prefeitura e o governo federal, por intermédio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).

Quando estiver pronta, a UPA funcionará 24h como uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e porta de urgência hospitalar, além de desafogar o fluxo intenso do Pronto-Atendimento (P.A.) Tito Bianchini. No local serão ofertados serviços médicos que compõe a rede organizada por pediatria, ortopedia, atendimento em odontologia e salas de observação tanto pediátrico, como adulto, entre diversas outras assistências.