Em Lages, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) está completando quatro anos de funcionamento, com excelentes resultados. O serviço teve suas atividades iniciadas em maio de 2019 e desde então vem prestando o cuidado nos domicílios dos munícipes.
O SAD, nada mais que é conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio, garantindo continuidade de cuidados, respeitando a individualidade de cada paciente e seu contexto.
Encaminhamento de pacientes
Os pacientes são encaminhados para o serviço através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), UPA e hospitais. Quando médicos ou enfermeiros que percebem a necessidade do paciente ser atendido em domicílio, se encaminha o formulário de solicitação de elegibilidade para o serviço e então a equipe vai até o local e realiza a triagem.
Se o paciente preenche os critérios, é admitido no programa e é atendido por tempo determinado (conforme avaliação da equipe e Portaria 825 de 25 de abril de 2016), até que este seja reabilitado, com melhora na autonomia, ou em que a família já esteja adaptada aos cuidados, sabendo que em algumas patologias não haverá mudança no quadro geral do paciente.
O atendimento
Por meio do SAD, a realidade do paciente é avaliada em sua integralidade, ou seja, vai além da questão pontual que o levou a necessitar do serviço. As equipes estabelecem vínculo, para que assim possa ser traçada a melhor estratégia que possa garantir a recuperação deste paciente.
O SAD se divide em três Equipes, sendo duas Equipes de Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social e psicólogo.
Modalidades de atendimento
Os atendimentos acontecem no domicílio do paciente, e é caracterizada por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, garantindo continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde.
A atenção domiciliar está dividida em três grupos
AD1: São quadros que necessitem cuidados com menor frequência, e menor complexidade, pacientes com quadros crônicos, sem processos agudos, com familiares/cuidadores já adaptados aos cuidados. O acompanhamento é realizado, mensalmente pela equipe técnica da Atenção Básica (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista).
AD2: São quadros que necessitam de cuidados de equipe multiprofissional com maior frequência e complexidade, sendo o acompanhamento no mínimo semanal, como pacientes em pós-operatório complexo, com uso de dispositivos (ostomias, sondas, medicação injetável).
AD3: Usuário com qualquer das situações listadas na modalidade AD2, agregando procedimentos de maior complexidade e maior frequência, por xemplo: ventilação mecânica, paracentes de repetição, administração de medicações injetáveis diariamente). A quantidade de atendimentos é definida dependendo do quadro de saúde que o paciente apresenta, podendo ocorrer semanalmente ou diariamente de acordo com a necessidade de cada um.
Perfil dos pacientes do SAD
Horário de atendimento
Texto: Thiago Junkes