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Conheça o Serviço de Atenção de Domiciliar (SAD)
25/07/2023

Em Lages, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) está completando quatro anos de funcionamento, com excelentes resultados. O serviço teve suas atividades iniciadas em maio de 2019 e desde então vem prestando o cuidado nos domicílios dos munícipes.

O SAD, nada mais que é conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio, garantindo continuidade de cuidados, respeitando a individualidade de cada paciente  e seu contexto.

Encaminhamento de pacientes 

Os pacientes são encaminhados para o serviço através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), UPA e hospitais. Quando médicos ou enfermeiros que percebem a necessidade do paciente ser atendido em domicílio,  se encaminha o formulário de solicitação de elegibilidade para o serviço e então a equipe vai até o local  e realiza a triagem.

Se o paciente preenche os critérios, é admitido no programa e é atendido por tempo determinado (conforme avaliação da equipe e Portaria 825 de 25 de abril de 2016), até que este seja reabilitado, com melhora na autonomia, ou em que  a família já esteja adaptada aos cuidados, sabendo que em algumas patologias não haverá mudança no quadro geral do paciente.

O atendimento 

Por meio do SAD, a realidade do paciente é avaliada em sua integralidade, ou seja, vai além da questão pontual que o levou a necessitar do serviço. As equipes estabelecem vínculo, para que assim possa ser traçada a melhor estratégia que possa garantir a recuperação deste paciente.

O SAD se divide em três Equipes, sendo duas Equipes de Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social e psicólogo.

Modalidades de atendimento

 Os atendimentos acontecem no domicílio do paciente, e é caracterizada por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, garantindo continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde.  

A atenção domiciliar está dividida em três grupos

AD1: São quadros que necessitem cuidados com menor frequência, e menor complexidade, pacientes com quadros crônicos, sem processos agudos, com familiares/cuidadores já adaptados aos cuidados. O acompanhamento é realizado, mensalmente pela equipe técnica da Atenção Básica (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista).

AD2: São quadros que necessitam de cuidados de equipe multiprofissional com maior frequência e complexidade, sendo o acompanhamento no mínimo semanal, como pacientes em pós-operatório complexo, com uso de dispositivos (ostomias, sondas, medicação injetável).

AD3: Usuário com qualquer das situações listadas na modalidade AD2, agregando procedimentos de maior complexidade e maior frequência, por xemplo: ventilação mecânica, paracentes de repetição, administração de medicações injetáveis diariamente). A quantidade de atendimentos é definida dependendo do quadro de saúde que o paciente apresenta, podendo ocorrer semanalmente ou diariamente de acordo com a necessidade de cada um.

  • À medida que há uma melhora no quadro e há autonomia dessa família/cuidadores, o paciente recebe alta do programa e mantém o acompanhamento somente com a atenção básica.
  • Os pacientes que durante o acompanhamento do SAD necessitarem de internação hospitalar ou realizam mudança de endereço automaticamente recebem alta do programa.

Perfil dos pacientes do SAD

  • Afecções agudas ou crônicas agudizadas, com necessidade de cuidados com maior frequência e uso de recursos de saúde, como tratamentos parenterais ou reabilitação.
  •  Afecções crônico-degenerativas, considerando o grau de comprometimento causado pela doença, que demanda atendimento mínimo semanal.
  • Necessidade de cuidados paliativos com acompanhamento clínico no mínimo semanal, com a finalidade de controlar a dor e o sofrimento do usuário.
  • Prematuridade e baixo peso em bebês com necessidade de ganho ponderal.
  • Desospitalização para adaptação do usuário e cuidador ao uso e cuidados com dispositivos como uso de sondas e ostomias.
  • Pacientes com necessidades de paracentese de repetição, ventilação mecânica, nutrição parenteral e transfusão sanguínea.

Horário de atendimento

  • Administrativo: Segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.
  • Plantão: Diariamente das 7h às 19h, inclusive finais de semana e feriados.
  • Endereço: O SAD fica localizado na Rua Felipe Schimidt, 19, Centro.

Texto: Thiago Junkes 

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Telefone

(49) 3251-7600
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