Notícias
Fila para a vacina contra gripe
06/06/2017
Foto: Marcelo Pakinha

Foram disponibilizadas para a população cerca de 7.500 doses na Central e nas Unidades de Saúde

 

Centenas de pessoas procuraram a Central de Vacinação da Secretaria de Saúde de Lages nesta segunda-feira (5). O motivo foi a prorrogação da campanha de vacinação contra a Influenza (gripe). No final da tarde da última sexta-feira (3), o Ministério da Saúde liberou a vacinação para as pessoas que estão fora do grupo prioritário.

 

Em Lages, a meta era imunizar 35 mil pessoas (idosos, crianças de seis meses a cinco anos de idade, portadores de doenças crônicas, gestantes, puérperas, profissionais da saúde, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores de escolas públicas ou privadas e grupos com comorbidades). Deste total, de acordo com a gerente da Vigilância Epidemiológica, Sumaya Pucci, foram vacinadas 27.940. Considerando que crianças ainda precisam fazer a segunda dose, estão disponíveis 7.500 doses na Central de Vacinas e também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Havia em estoque cerca de quatro mil doses e recebemos mais cerca de 3.500 doses da Regional de Saúde. Vamos vacinar aqui na Central enquanto durar o estoque. As Unidades de Saúde também dispõem de algumas de doses”, explica Sumaya.

 

Imunização gratuita

 

A vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B. A orientação é de que os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.

 

O alerta é para que as pessoas ainda pendentes sobre a vacina procurem o local mais próximo o mais breve possível para não ficar de fora da proteção gratuita. Paralelo à vacinação contra a gripe estão sendo realizadas vacinas de reforço, principalmente contra o tétano e hepatite B, colocando o calendário de vacinas da população em dia.

 

A Central de Vacinação funciona junto a Vigilância Epidemiológica, na Rua Sebastião Furtado, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Galeria de fotos


Endereço

Praça Leoberto Leal, 20, Centro
CEP 88501-310

Telefone

(49) 3251-7600
Todos os Direitos Reservados © 2022