I Seminário de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Serra Catarinense em 4 de setembro contará com sete oficinas e duas palestras
18/08/2023
Arte: Divulgação

O ambulatório de Lages oferece 11 práticas integrativas individuais e coletivas. Práticas individuais: Auriculoterapia, acupuntura, craniopuntura Yamamoto (Ynsa), homeopatia, massoterapia, reiki, ventosaterapia e terapia de florais. As práticas coletivas são dança circular, meditação e yoga

Com a pretensão de divulgar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) exitosas nos municípios da macrorregião da Serra Catarinense, incentivar as cidades a realizar as PICs e fortalecer as práticas na região, será promovido o I Seminário de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Serra Catarinense no dia 4 de setembro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Evento regional organizado pela prefeitura de Lages/Secretaria da Saúde/ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) Viva Melhor e Governo do Estado de Santa Catarina/Secretaria de Estado da Saúde/Gerência Regional de Saúde, seu público-alvo são profissionais da área da saúde de Lages e de outros municípios da Serra, professores e universitários.

Haverá, na programação, palestras com convidadas renomadas no assunto de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs), oficinas e Mostra de Práticas de sucesso. O período de inscrições gratuitas transcorre até o dia do evento, 4 de setembro - Inscrições.

O credenciamento está agendado para às 8h e abertura às 8h30min. Em seguida, às 9h, iniciará a primeira palestra, intitulada “As PICs como Ferramenta para Manter/melhorar a Saúde do Trabalhador”, ministrada por Kiciosan Galli, doutora em enfermagem, mestre em reiki 3B, terapeuta floral, instrutora de dança circular e docente do curso de enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Às 10h, apresentação “Práticas Exitosas dos Municípios da Serra Catarinense”, intervalo para almoço ao meio-dia e retorno das atividades às 13h30min.

No começo da tarde, marcada para às 14h, será a vez da segunda palestra do dia - “Farmácia Viva: Plantas Úteis na Atenção Primária com Enfoque em Saúde Mental”, com Ana Prade, mestre em reiki 3B, pós-graduada em fitoterapia clínica e acupuntura, pós-graduanda em aromaterapia, auriculoterapeuta, aromaterapeuta, terapeuta floral e de perfumaria botânica, farmacêutica e coordenadora do Programa Farmácia Viva e Centro Municipal de Práticas Integrativas de São Bento do Sul. Mais tarde, às 15h20min, oficinas e, às 16h30min, café de encerramento.

•                   Acupuntura/Craniopuntura
  •                   Auriculoterapia
  •                   Aromaterapia/Cromoterapia
  •                   Homeopatia, Terapia Florais
  •                   Massoterapia/Ventosaterapia
  •                   Reiki/Meditação
  •                   Yoga

Lages possui seu ambulatório de PICs

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) são recursos terapêuticos na busca da prevenção de doenças e da recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. As práticas foram institucionalizadas por intermédio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS).

O ambulatório Viva Melhor é o centro especializado de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS em Lages. Disponibiliza 11 práticas integrativas individuais e coletivas. Práticas individuais: Auriculoterapia, acupuntura, craniopuntura Yamamoto (Ynsa), homeopatia, massoterapia, reiki, ventosaterapia e terapia de florais. As práticas coletivas são dança circular, meditação e yoga.

Inaugurado em abril de 2022, está localizado na rua Cruz e Souza nº 542, bairro Brusque, próximo ao semáforo de acesso à avenida Dom Pedro II e à rua Cirilo Vieira Ramos. Funciona ao público de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 21h, e às sextas, das 8h ao meio-dia e entre 13h e 17h. Contato telefônico e WhatsApp: 3251-7615.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Arte: Divulgação