Secretarias municipais se unem no suporte aos desabrigados
06/06/2017
Fotos: Marcelo Pakinha

As famílias recebem desde alimentação, produtos de higiene, colchões, roupas de cama e vestuário. Também contam com assistência de uma equipe multiprofissional, com médicos, psicólogos, assistentes sociais e conselheiros tutelares

Secretarias municipais unem forças para ajudar as famílias atingidas pelo grande volume de chuva em Lages. Uma parceria foi firmada entre Defesa Civil, Secretaria da Saúde e Secretaria de Assistência Social e Habitação, que mobilizam suas equipes para prestar suporte às pessoas desabrigadas.

Segundo o último boletim atualizado com as informações da Defesa Civil, cerca de 217 pessoas encontram-se nos abrigos ativados para este fim, mas este número pode aumentar a qualquer momento, pois o nível do rio Carahá continua subindo. Cerca de 130 pessoas foram resgatadas neste domingo, e encontram-se nos abrigos das Associações de Moradores dos bairros Guarujá e Ferrovia, na sede de Campo Pinheirinho, na BR-282, e no ginásio Jones Minosso. Outras 87 já estavam abrigadas nas Associações de Moradores dos bairros Universitário, Habitação e Caça e Tiro, devido aos alagamentos da semana passada.

As famílias abrigadas recebem todo suporte necessário, desde alimentação, produtos de higiene e também têm à disposição colchões, roupas de cama e vestuário. Grande parte destes donativos é proveniente das doações da própria comunidade, que vem sendo bastante solidária. Um cadastro está sendo realizado com todas as famílias desabrigadas, para que as mesmas recebam os kits limpeza, fornecidos pela Defesa Civil.

Os pontos de coleta das doações estão concentrados principalmente na sede da Defesa Civil, localizada no segundo piso do Terminal Rodoviário, e no ginásio de esportes Jones Minosso. Todas as refeições nos abrigos estão sendo feitas por cozinheiras voluntárias. “A parte de alimentação a Secretaria de Assistência Social está fornecendo. A prioridade agora é que a comunidade nos ajude com doações de produtos de limpeza, roupas de cama, incluindo colchões, toalhas e vestuário de inverno, pois muitas pessoas perderam quase tudo o que tinham”, comenta o secretário de Assistência Social, Samuel Ramos.

Equipe multiprofissional presta assistência

Equipes da Secretaria da Saúde, com médicos e enfermeiros, estão passando nos abrigos para prestar assistência, pois há um grande risco de contaminação das pessoas que entraram em contato com a água poluída, e muitas crianças e idosos com gripe, febre, hipertensão e outros problemas de saúde que precisam ser monitorados.

As famílias em situação de desabrigo também contam com assistência de uma equipe multiprofissional, com psicólogos, assistentes sociais e conselheiros tutelares para atender às diversas necessidades.