Desenvolvidas iniciativas para atenuar o descontrole populacional de animais no município: Programas de castração constante, no CCZ, clínicas terceirizadas e mutirões; palestras e visitas de conscientização, e doação de animais resgatados
Administrado pela Secretaria Municipal da Saúde e vinculado à Diretoria de Vigilância em Saúde, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Lages está atuante desde 2006 no controle de populações de animais domésticos (cães e gatos) e controle de populações de animais sinantrópicos (ratos, pombos, morcegos, insetos, aranhas escorpiões e serpentes, entre outros), visando o controle das doenças transmitidas (zoonoses e doenças transmitidas por vetores) e agravos provocados por estes animais. As zoonoses, de forma simplificada, são as doenças dos animais que podem ser transmitidas ao homem.
Mensalmente, são realizados em média 300 procedimentos de castração em cães e gatos, machos e fêmeas. As castrações executadas no Centro de Zoonoses podem ser solicitadas através de contato telefônico: (49) 3251-7975 ou (49) 98404-9986 (WhatsApp). O CCZ está situado na rua Aníbal Afonso de Ataíde, nº: 1.300, bairro Tributo, e atende o público administrativamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
São 12 as atividades executadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município
Instalações físicas de 800 metros quadrados e seus 13 colaboradores
A estrutura física do Centro de Zoonoses possui aproximadamente 800 metros quadrados de área edificada, distribuídas nos seguintes ambientes:
Seu quadro funcional está constituído por 13 funcionários no total, entre coordenadora de Bem-estar e Controle Animal, médicos veterinários, biólogo, fiscal de serviços públicos, auxiliares administrativos, motorista e ajudantes de serviços gerais. O Centro de Zoonoses é coordenado pela médica veterinária, JennifferGerber - coordenação de Bem-Estar e Controle Animal, e está ligado à Diretoria de Vigilância em Saúde - Regina Martins.
Ações de controle populacional
A prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria da Saúde/Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), desenvolve iniciativas para atenuar o descontrole populacional de animais no município:
Estatística de animais recolhidos
Atualmente, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está com aproximadamente 60 animais recolhidos, a maioria, caninos. No entanto, são recolhidos cães e gatos - machos e fêmeas. Não há como mensurar capacidade máxima do local, pois depende do comportamento dos animais e seu estado de saúde, já que alguns podem ficar em baia com outros animais, enquanto outros devem ficar sozinhos.
Quando está identificado um caso de recolhimento de animal?
O recolhimento de animais, por parte do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está restrito a situações específicas.
Realizado de forma seletiva
Após recuperados, os animais recolhidos são castrados e, se no período pós-operatório não forem doados, voltam para o local de origem.
Você quer adotar um bichinho? Você vai se apaixonar!
As pessoas com interesse despertado em adotar, amar e cuidar de um animalzinho acolhido no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) podem entrar em contato com o órgão: (49) 3251-7975 ou (49) 98404-9986 (WhatsApp).
Entre os disponíveis estão estas dez fofuras: Amora, Baunilha, Bombom, Lilica, Lolla, Luck, Mickey, Minnie, Oreo e Pandora. Indica-se ao futuro tutor levar a fotografia do bichinho pelo qual o coração bateu mais forte.
Castramóvel: 18 vagas de castração em cada ação do Programa Prefeitura Mais Perto de Você
Nos dias atuais, pelo castramóvel, são realizadas castrações apenas de machos, cães e gatos, de no máximo dez quilos, uma vez ao mês, durante o Programa Prefeitura Mais Perto de Você. Os cadastros são efetuados previamente ao dia do evento.
Em cada ação são fornecidas 18 castrações para o dia do evento no bairro, porém, há faltas, por isto a média é de 11 castrações por edição do Programa. Desde a inauguração, em maio de 2023, foram promovidas 34 castrações no castramóvel.
Quando não está em utilização, o castramóvel fica no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), bairro Tributo, e é utilizado somente em ações específicas, enquanto diariamente ocorrem castrações no centro cirúrgico do CCZ.
O avanço com o castramóvel se tornou uma realidade, pois o serviço é prestado de forma presencial para famílias impossilitadas de transportar seus animais até o Centro de Zoonoses (CCZ). O castramóvel é um furgão sobre eixos, acoplável a outro veículo, adaptado como um espaço hospitalar, subdividido entre Sala de Triagem, Centro Cirúrgico e Cômodo de Recuperação, este com oito compartimentos.
Agenda do castramóvel
Em 1º de setembro, o castramóvel chegará ao bairro Popular, ao longo da 10ª edição do Programa Prefeitura Mais Perto de Você, evento das 9h às 12h, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS), situada na rua Sebastião Ataíde, s/nº. Os cadastramentos e agendamentos dos procedimentos de castração para cães e gatos estão roteirizados para esta terça-feira (29 de agosto), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Popular, das 14h às 17h. O alvo são moradores do bairro Popular e áreas adjacentes.
Agenda do mutirão de castração
Dia 22 de setembro será a data de inscrições a pessoas residentes nos bairros Várzea, Bom Jesus e Ferrovia, interessadas no cadastramento de seus animais de estimação domésticos (cães e gatos) para castração gratuita. Os cadastros serão realizados na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) I Jandira Amorim da Silva, localizado no bairro Popular - rua Lauro Liz Costa, s/nº, no horário das 8h30min às 11h, ou até o esgotamento das vagas.
Data, horário e local dos procedimentos cirúrgicos serão informados aos interessados no dia 22. Realização: Prefeitura de Lages, secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente e Saúde e Polícia Militar Ambiental.
Mitos e verdades sobre a eutanásia. Aprenda do jeito certo, com a fonte correta
Eutanásia, do grego “eu” - bom - e “thanatos” - morte -, consiste no modo humanitário de levar o animal ao óbito, sem dor e com mínimo estresse. É a técnica de causar a morte de um animal de maneira controlada e indolor, acarretando no alívio do sofrimento.
A eutanásia deve ser indicada quando:
Conscientização da comunidade
A população tem procurado cada vez mais o serviço de castração, bem como tomado maior consciência sobre os benefícios da castração:
Compromisso da sociedade e senso coletivo de saúde pública. “A população tem se dado conta também da importância da sua responsabilidade com as necessidades básicas dos animais de estimação (bem-estar animal), e sobre quais são as ações que caracterizam maus-tratos”, analisa a coordenadora de Bem-Estar e Controle Animal do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Jenniffer Gerber.
Ações que caracterizam maus-tratos
Meios de contato do Centro de Zoonoses
Telefone - (49) 3251-7975
WhatsApp - (49) 98404-9986 (apenas mensagem)
e-mail - vidaanimal@lages.sc.gov.br
Instagram: @cczlages
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Mirella Guedes e Toninho Vieira