Farmácia Básica Municipal realiza mais de 700 atendimentos por dia e arrecada mais de 300 mil medicamentos através da Farmácia Solidária
04/09/2023
Foto: Arquivo

A Farmácia disponibiliza desde medicamentos básicos até de alto custo fornecidos pelo Estado, além de medicamentos via judicial, insumos para pessoas diabéticas, fraldas e leites especiais

Considerando as populações mais carentes, que de alguma forma alcançam algum tipo de assistência médica, dificilmente terão acesso à rede comercial de farmácias que, devido ao alto custo dos medicamentos, restringe a sua clientela às classes mais favorecidas e com maior poder de compra. Assim, a Farmácia Básica, um programa do governo federal através do Ministério da Saúde, racionaliza a distribuição de medicamentos essenciais e permite o tratamento eficaz e a menor custo das doenças mais comuns que afetam a população.

A Farmácia Básica de Lages, gerida pela Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal da Saúde, disponibiliza desde medicamentos básicos até de alto custo fornecidos pelo Estado, além de medicamentos via judicial, insumos para pessoas diabéticas (seringas, aparelhos glicosímetros e lancetas), fraldas e leites especiais.

Para ter acesso aos medicamentos é preciso ser residente no município; possuir cadastro na sua Unidade Básica de Saúde ou Policlínica; ter em mãos a receita dentro dos prazos de validade e apresentar o cartão SUS e CPF. A Farmácia está localizada na rua Pereira Oliveira, nº 80, Centro, atrás da farmácia Droga Raia da avenida Marechal. O horário de funcionamento é das 8h às 17h sem fechar ao meio dia, com entrega de senhas para atendimento até as 16h30.

A Farmácia Básica conta com uma lista de 127 medicamentos disponíveis, e a maioria deles é de uso contínuo, incluindo antibióticos que são utilizados por alguns meses. Entre os medicamentos mais solicitados estão o Omeprazol, Clonazepam, Fluoxetina, Ibuprofeno e Paracetamol. No sitewww.saudelages.sc.gov.br/medicamentos é possível visualizar a lista de todos os medicamentos disponíveis.

Fluxo de mais de 700 atendimentos por dia

Segundo dados da Secretaria da Saúde, de janeiro a julho deste ano foram atendidos 113.089 pacientes. O fluxo do mês de julho teve uma média de 770 atendimentos por dia. Março foi o mês com maior número de atendimentos diários de 2023, chegando a 850. O total de atendimentos durante todo o ano de 2022 chegou a 175.756.

Devido ao grande número de atendimentos, para facilitar a rotina, a Farmácia Básica implantou o atendimento via WhatsApp, através do número 3251-7622, disponível das 8h às 16h30.

Farmácia Solidária distribui mais de 200 mil medicamentos por ano

Uma forma de evitar o desperdício de medicamentos e instigar a solidariedade dentre a comunidade, foi instituída a Farmácia Solidária, vinculada à Farmácia Básica Municipal. O serviço tem um pouco mais de um ano e funciona através da doação de medicamentos por parte da população ou clínicas particulares. A distribuição é feita tanto aos pacientes que possuírem receita do SUS como no sistema particular.

Entre os critérios para as doações, os medicamentos e/ou insumos precisam estar em bom estado de conservação, dentro do prazo de validade e lote e não podem ser termolábeis (que precisam ser conservados na geladeira). Também não são aceitos xaropes, suspensões abertas ou medicamentos que são utilizados diretamente na via oral, como sprays ou bombinhas.

As doações deverão ser entregues junto à Farmácia Básica Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17 horas, mediante a apresentação dos seguintes documentos: Ficha de Cadastro (disponível no Edital no site da Secretaria: www.saudelages.sc.gov.br/edital/all e no ato da doação, no guichê) e cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, se pessoa jurídica.

Somente no ano passado foram entregues 218.231 medicamentos através da Farmácia Solidária. Neste ano, de janeiro a julho, a arrecadação já chegou a 333.438.99 medicamentos, sendo entregues 201.707 à população. “A comunidade está bastante participativa, principalmente na procura pelos medicamentos. Mas na parte de arrecadação quem mantém o serviço ainda são as clínicas que nos ajudam muito”, enfatiza a diretora de Medicamentos e Insumos, Bruna Eliane Sviercowski.

Os medicamentos distribuídos, na sua grande maioria não são fármacos do SUS, mas se estivessem padronizados estima-se que as doações geram em torno de R$ 1.200.000,00. “Outra iniciativa bacana é que a Farmácia Solidária de Lages envia as cartelas (blisters) dos medicamentos que não podem ser distribuídos para o município de Curitibanos (SC), onde o Lions Club recicla e adquire cadeiras de rodas para a comunidade local”, conta a diretora.

Texto: Aline Tives

Fotos: Arquivo