Saúde leva atendimento odontológico ao abrigo do Pinheirinho
08/06/2017
Fotos: Marcelo Pakinha

Foram realizados serviços como escovação e restaurações

O momento difícil enfrentado por inúmeras famílias desabrigadas por causa da chuva em Lages está sendo amenizado com diversas ações nos abrigos da cidade. Além de fornecer a estrutura física, com camas e alimentos, a prefeitura também está oportunizando atendimento médico, odontológico e atividades recreativas.

Na Sede da Associação dos Servidores Públicos Municipais, o Pinheirinho, estão abrigadas cerca de 180 pessoas, entre bebês, crianças, adultos e idosos. Nesta terça-feira (7), eles receberam cuidados especiais. A Secretaria de Saúde de Lages disponibilizou um dentista e uma auxiliar para realizar os atendimentos e contou com o apoio da prefeitura de Capão Alto, que cedeu um odontomóvel e do SESC de Lages. Foram realizados serviços como escovação, aplicação de flúor e restaurações dentárias em crianças e adultos. “É uma satisfação podermos contribuir através do nosso serviço, atuando com cuidados e prevenção da saúde bucal”, destaca o cirurgião dentista Ademar Dagostini, que atua na Unidade Básica do bairro Gethal.

A mesma mesa em que são servidas as refeições, também está servindo para a oficina de artesanato. Adultos e adolescentes passaram o dia envolvidos com as aulas de tricô, produção de tapete de retalhos e confecção de peças decorativas com fita tusa. A atividade foi realizada pela artesã Cirlei de Elizabete da Silva Netto, do Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS AD, da Secretaria da Saúde, com materiais doados pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e pela iniciativa privada.

Do lado de fora da associação Pinheirinho, o grupo Samba Raiz, de forma voluntária, também proporcionou alegria, adaptando clássicos infantis em ritmo de samba.

A solidariedade se fez presente através da iniciativa da Polícia Militar, que arrecadou itens de limpeza, entre o efetivo da corporação, para distribuir às pessoas que estão desabrigadas. Foram montados 18 kits de limpeza contendo balde, rodo, panos de limpeza, sabão em pó e água sanitária.