Unidades Básicas de Saúde prestam mais de 55 mil procedimentos odontológicos nos primeiros oito meses de 2023
06/09/2023
Fotos: Saúde Bucal Municipal - Diretoria de Atenção Primária à Saúde (APS)/Divulgação

Média mensal de 7.903 procedimentos nas Unidades de Saúde

O Sistema Único de Saúde (SUS) oportuniza cobertura à população com atendimentos médicos e odontológicos. No município de Lages, atendimentos de odontologia são ofertados em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e na Unidade de Pronto-Atendimento - UPA 24 Horas Maria Gorete dos Santos, com receptividade a depender da modalidade da demanda de crianças e adultos.

O departamento de Saúde Bucal Municipal, vinculado à Atenção Primária à Saúde (APS), constitui-se em uma série de medidas que visam garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos lageanos/brasileiros, fundamental para a saúde geral e qualidade de vida da população.

Às Unidades de Saúde, sobre os atendimentos/procedimentos odontológicos, compete realizar diagnóstico com a finalidade de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal; realizar os procedimentos clínicos da Atenção Básica (ou Atenção Primária à Saúde - APS) em saúde bucal, incluindo atendimento das urgências e pequenas cirurgias ambulatoriais, e coordenar e participar de ações coletivas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças bucais. Este serviço funciona nas UBSs de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

No ano de 2023, período de janeiro a agosto, o quantitativo total de atendimentos de odontologia nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Lages foram 55.062 procedimentos. Média mensal de 7.903 procedimentos nas Unidades de Saúde.

Lages conta com um total de 27 Unidades Básicas de Saúde, das quais, 22 disponibilizam serviços odontológicos. Cada equipe de cuidados dentários é formada por um dentista e um profissional de apoio, que pode ser um Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) ou um Técnico em Higiene Dental (TSB). No caso das Unidades que não possuem uma equipe dedicada à saúde bucal, os pacientes são encaminhados para receber atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

As equipes de Saúde Bucal trabalham juntamente às equipes de Saúde na promoção de ações de educação em saúde bucal (escovação correta e uso apropriado de fio dental, entre outros tópicos); testes rápidos para detectar HIV, sífilis e hepatites B e C; Programa Saúde na Escola (PSE), e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs). A profissional responsável pelo serviço de atendimento odontológico nas Unidades de Saúde é a diretora de Atenção Primária à Saúde (APS), Priscila Gomes Almeida.

A respeito dos recursos financeiros públicos para manutenção dos serviços odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) consiste no Programa Previne Brasil, que inclui componentes como a capitação ponderada, o pagamento por desempenho e o incentivo para ações estratégicas da APS. As equipes de Saúde Bucal, mesmo presentes nos componentes de capitação ponderada e desempenho, têm seu recurso alocado eminentemente no componente de ações estratégicas.

As vias de contato deste serviço de odontologia executado nas Unidades de Saúde para os cidadãos são telefone ou WhatsApp das UBSs ou Diretoria de Atenção Primária à Saúde (APS) - 3251-7667. Lista de números telefônicos das UBSs.

Política Nacional de Saúde Bucal

Conhecida como Brasil Sorridente, a Política Nacional de Saúde Bucal modifica a vida dos brasileiros através do acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). Estes serviços são ofertados em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada do cidadão para o atendimento odontológico.

Conforme a necessidade, o atendimento poderá ser realizado nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e hospitais. O Brasil Sorridente possui, aliás, Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPDs), colaboradores com a confecção laboratorial de próteses dentárias. Mais informações sobre o Brasil Sorridente.

Por que cuidar da saúde bucal?

A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo. Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.

Como aconselha o Ministério da Saúde (MS), uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. Doenças da boca têm relação direta com o fumo, com o consumo de álcool e com a má alimentação.

Os problemas bucais mais comuns são mau hálito, tártaro, placa bacteriana, cárie, lesões e aftas e gengivite. A prevenção pode ser pelas sete seguintes atitudes de precaução:

• Eliminação da placa bacteriana por meio de escovação adequada e do uso do fio dental;
  • Limpeza da língua com um raspador, a fim de retirar a saburra lingual;
  • Utilização acertada do flúor, com cremes dentais fluoretados;
  • Evitar o uso de próteses mal ajustadas;
  • Uso racional do açúcar ao evitar o consumo excessivo de doces;
  • Evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas, e
  • Ir ao dentista regularmente

Texto: Daniele Mendes de Melo