Com 600 procedimentos por mês, UPA de Lages já executou mais de 4.700 atendimentos entre janeiro e agosto
11/09/2023
Fotos: Ary Barbosa Fotos: Ary Barbosa

Em termos técnicos, a maior parte do atendimento é integrada por pulpites, abscessos e fraturas dentais

A prefeitura de Lages ampara a saúde da comunidade em várias instâncias, das especialidades médicas físicas e mentais à odontológica, da prevenção aos procedimentos básicos até os mais complexos, cirúrgicos, incluindo a assistência ambulatorial hospitalar, pessoas com necessidades especiais e moradores de municípios vizinhos, da Serra Catarinense. Tudo isto beneficia pessoas de todas as faixas etárias - bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos - e começa bem perto da casa dos lageanos, nas suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), passando pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Unidade de Pronto-Atendimento - UPA 24 Horas Maria Gorete dos Santos - com receptividade a depender da modalidade da demanda da população. Os serviços são alicerçados no Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Unidade de Pronto-Atendimento - UPA 24 Horas Maria Gorete dos Santos são disponibilizados serviços de urgência e emergência odontológica para pessoas de todas as faixas etárias, desenvolvidos por oito dentistas e quatro Auxiliares de Saúde Bucal (ASBs). Funcionamento todos os sete dias da semana (dias úteis, fins de semana e feriados), sem interrupção, 24 horas por dia. A responsável técnica da odontologia da UPA é Jennyfer Melo Santos.

Em 2023, no período de oito meses - janeiro a agosto - a UPA prestou 4.781 atendimentos de odontologia. São 600 atendimentos de fluxo, mensalmente. “Nosso trabalho busca contribuir com a qualidade da saúde bucal das pessoas, para que tenham bem-estar ao desempenhar suas atividades do cotidiano sem transtornos”, argumenta Jennyfer Melo Santos.

O serviço odontológico na Unidade de Pronto-Atendimento serve para sanar a dor de imediato, no momento da queixa, ou realizar procedimentos de urgência. Em termos técnicos, a maior parte do atendimento é composta por pulpites, abscessos e fraturas dentais. Alguns tratamentos, como de pulpite (tratamento de canal), são iniciados na hora (do atendimento na UPA) com o objetivo de sanar/resolver a dor, e continuados na Unidade Básica de Saúde (UBS).

Pulpite é uma inflamação dolorosa da polpa dentária, a parte mais interna do dente que contém os nervos e vasos sanguíneos, situada no interior do dente. Já o abscesso, infecção provocada por bactérias acumuladoras de pus ao redor do dente (periodontal) ou na ponta da sua raiz (periapical). Em muitas situações é possível perceber um inchaço ou caroço em decorrência do pus acumulado, e apresenta-se dor. Por fim, as fraturas dentais são divididas por profundidade naquelas que afetam somente o esmalte, ou expõem a dentina ou em que há exposição da polpa.

Não são realizados tratamentos eletivos e retornos de consultas na Unidade de Pronto-Atendimento. Ao exemplificar, na UPA há o primeiro atendimento e avaliação para qualquer tipo de paciente e circunstâncias. Todavia, se não for algo de urgência e emergência, o caso será encaminhado para a referência, assim como ocorre em relação ao atendimento clínico de médico. Este é o trâmite adequado e oficial.

Dúvidas podem ser esclarecidas presencialmente, por meio de atendimentos. Contatos da UPA: 3251-7686 (Recepção)/3251-7609 (Consultório Odontológico). A Unidade de Pronto-Atendimento está localizada no bairro Universitário e mantém seus atendimentos de forma terceirizada, mediante contrato firmado entre a iniciativa privada e a Secretaria Municipal da Saúde.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Ary Barbosa