Após seis anos de intensos esforços e dedicação, o Hospital Seara do Bem Materno e Infantil, alcançou uma grande conquista para a saúde da região. O hospital recebeu a habilitação em neurocirurgia, um marco que possibilitará a realização de procedimentos cirúrgicos complexos na própria unidade, eliminando a necessidade de deslocamento dos pacientes para outras instituições de saúde, como o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis.
A jornada para a habilitação em neurocirurgia foi marcada por anos de esforço conjunto, com a participação ativa da deputada Carmen Zanotto, que atuou como uma espécie de porta-voz do hospital junto ao Ministério da Saúde. A busca pela autorização foi confirmada com a publicação da Portaria GM/MS n.º 1.270, datada de 12 de setembro de 2023.
Uma das consequências mais significativas dessa habilitação é o aporte financeiro anual que o Hospital Seara do Bem Materno e Infantil passará a receber de R$ 753 mil por ano, o que possibilitará a ampliação e melhoria dos serviços oferecidos.
Serão disponibilizados serviços como de assistência de alta complexidade, abrangendo neurocirurgia de trauma e anomalias, neurologia da coluna e dos nervos periféricos, tratamento de tumores do sistema nervoso e neurologia vascular.
Texto: Thiago Junkes
Foto: Divulgação