Farmácia Solidária um exemplo de solidariedade e cuidado com a saúde da população
25/09/2023

Desde a sua implantação em abril de 2022, a Farmácia Solidária da Secretaria Municipal de Saúde de Lages, tem se destacado como um importante recurso para a comunidade, proporcionando acesso gratuito a medicamentos essenciais que não estão disponíveis na Farmácia Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo de seu primeiro ano e meio de funcionamento, essa iniciativa já doou mais de 450 mil comprimidos à população, demonstrando compromisso com o bem-estar da comunidade.

A Farmácia Solidária de Lages opera com o apoio fundamental de doações de medicamentos de laboratórios, clínicas, médicos e usuários, visando preencher a lacuna de medicamentos não fornecidos pelo SUS. Muitas vezes, esses medicamentos seriam inacessíveis para os beneficiários, caso tivessem que adquiri-los na rede privada.

Um ano e meio de impacto

De abril de 2022 até agosto de 2023, a Farmácia Solidária atendeu 9.845 usuários, com uma média de 30 pessoas por dia. Nesse mesmo período, foram entregues mais de 450 mil medicamentos, com uma média de 1.500 medicamentos distribuídos diariamente.

Destacando o mês de agosto de 2023, mais de 700 usuários foram atendidos, uma média de mais de 30 por dia. A distribuição de medicamentos acompanhou esse aumento, com mais de 35 mil medicamentos entregues no mesmo período, registrando uma média de 1.589 medicamentos por dia.

Medicamentos essenciais disponíveis

Gilmar Gentil, servidor da Farmácia Solidária, observa que a demanda por certos medicamentos é notável. "Temos comprimidos que são bem procurados para diabetes, como Metformina e Glibenclamida, para hipertensão, como Metoprolol, Anlodipino, Atenolol, Enalapril e Levanlodipino. Já para doenças respiratórias, a Budesonida, Aminofilina, Spiriva e Fluticasona são medicamentos frequentemente solicitados", destaca.

O secretário municipal da Saúde de Lages, Claiton Camargo, ressalta a importância das parcerias para o sucesso da Farmácia Solidária. "A colaboração, tanto da população quanto de empresas e pessoas jurídicas, tem trazido benefícios significativos para aqueles que precisam de medicamentos que não fazem parte da lista da Farmácia Básica Municipal", afirma.

Como contribuir com a Farmácia Solidária?

Se você ou sua empresa têm medicamentos ou insumos (com validade superior a 3 meses) que gostaria de doar para a Farmácia Solidária de Lages, basta seguir estas orientações simples:

Documentos necessários para doar

•         Preencher a Ficha de Cadastro (disponível no site lages.sc.gov.br, na aba "serviços/editais" e também no ato da doação).
  •         Apresentar um documento oficial com foto.
  •         No caso de pessoa jurídica, fornece uma cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Documentos necessários para retirar doações

•         Apresentar uma receita do medicamento (não precisa ser necessariamente do SUS).
  •         Fornecer um documento oficial com foto.

A Farmácia Solidária está aberta de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h30, sem fechar ao meio-dia. Em caso de dúvidas ou para obter mais informações, os cidadãos podem entrar em contato pelo telefone: 3251-7622.

Texto: Thiago Junkes