Conheça o painel de indicadores da secretaria de saúde
10/10/2023

Desde janeiro de 2023, a Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal de Saúde de Lages, em um esforço contínuo para ampliar a transparência e eficiência dos serviços de saúde oferecidos à comunidade, por meio do Painel de Indicadores de Saúde. A plataforma online pretende principalmente fornecer à população e aos gestores acesso rápido e eficaz a dados relacionados à saúde municipal.

Os Indicadores de Saúde são ferramentas essenciais para diagnosticar a saúde de uma comunidade, traçar seu perfil epidemiológico e informar sobre a realidade dos setores. Além disso, esses indicadores orientam ações, estratégias e gerenciamento em saúde, permitindo melhorias substanciais nos processos de trabalho e, o mais importante, nos resultados.

Reconhecendo a necessidade de uma gestão mais eficaz dos Indicadores de Saúde no município, a Secretaria Municipal de Saúde, estabeleceu um setor dedicado a essa tarefa. Esse setor tem a responsabilidade de gerenciar os dados e tornar os relatórios acessíveis ao público por meio de gráficos dinâmicos, disponíveis no site oficial da Secretaria Municipal de Saúde.

O Painel de Indicadores oferece uma ampla gama de informações relevantes para os cidadãos, incluindo o tempo de espera para consultas especializadas, as filas de exames e as listas de espera para cirurgias eletivas (dados fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde).

Graças à organização, gerenciamento e integração do setor de gestão de indicadores com outras áreas da saúde, foi possível apresentar e divulgar essas informações de forma clara e objetiva no site da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Painel de Indicadores.

Com dados transparentes, gráficos de fácil acesso e informações claras, o Painel de Indicadores pretende auxiliar os gestores em seus respectivos setores na monitorização e na melhoria contínua de seus processos de gestão e planejamento estratégico. Esses dados também apoiam os gestores na análise de situações e tendências em saúde, permitindo a tomada de decisões baseadas em evidências.

Além disso, o Painel de Indicadores de Saúde torna os serviços de saúde mais transparentes para a população em geral, permitindo que eles acompanhem o desempenho dos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde.

É importante ressaltar que esse é um processo contínuo de aprimoramento e crescimento. Este novo modelo visa induzir melhorias nos resultados de saúde da população, orientando de maneira mais eficiente o investimento público e a qualidade dos serviços prestados.

O Painel de Indicadores de Saúde abrange mais de 30 indicadores, oferecendo uma visão ampla de todos os setores da Secretaria de Saúde. Essa informação permite que a população esteja mais bem informada sobre os serviços de saúde e suas operações.

Para acessar o Painel de Indicadores de Saúde, basta visitar o site oficial da Secretaria de Saúde de Lages e clicar na aba "Indicadores". Com essa iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde demonstra seu compromisso em melhorar a qualidade dos serviços de saúde, tornando a informação acessível e transparente para a população. É mais um passo importante em direção a uma saúde mais eficaz e inclusiva para todos os cidadãos de Lages.

Texto: Thiago Junkes