Serviço de qualidade Posto médico no Parque Conta Dinheiro dará suporte para casos desde os mais simples aos severos
12/06/2017
Fotos: Marcelo Pakinha

Serviço funcionará até o dia 18 de junho, a partir das 19h até o encerramento dos shows de cada dia

A Secretaria Municipal da Saúde montou um aparato completo para atendimento básico ao público da 29ª Festa Nacional do Pinhão. A estrutura comporta assistência às situações mais simples até mais sérias, se houver necessidade. O posto médico está localizado na rua das catracas de entrada, à esquerda, aos fundos, próximo ao Pavilhão José Arruda Ramos, e funcionará até o dia 18 de junho, dia de término do evento, sempre a partir das 19h até o encerramento dos shows de cada dia.

Os profissionais atuantes no transcorrer do evento pertencem ao quadro funcional da Secretaria da Saúde. Cerca de 15 pessoas por noite e aproximadamente 30 no total para o revezamento de equipes. São enfermeiros, técnicos de enfermagem, médico, recepcionista, maqueiros (socorristas com macas), auxiliar de serviços gerais, cozinheiras, motoristas e vigilantes. Somente maqueiros são oito. O médico da noite deste sábado (10), é Arturo Alejandro Dreifuss. A gerente do Pronto-Atendimento (P.A.) Tito Bianchini, Mauren Farias dos Santos, esclarece que a escala é montada sem haver conflito de horário de trabalho dos profissionais e de modo a propiciar amparo ao público a contento.

Estrutura idêntica

A sala de observação conta com cinco leitos devidamente preparados para receber os pacientes. Além disto, há oito poltronas para restabelecimento do quadro clínico. Há soro, cilindro de oxigênio, aparelho de eletrocardiograma, aspirador, carrinho de emergência desfibrilador e medicamentos via oral e injetáveis.

A sala possui remédios analgésicos (contra dor), antitérmicos (antifebril), antieméticos (alívio dos sintomas relacionados a enjoo, náusea e vômito), antiespasmódicos (dor gástrica), glicose e adrenalina, esta última em casos de paradas cardíacas. Ainda são disponibilizados dez aquecedores, cobertores e mantas térmicas específicas nos casos de hipotermia.

Os casos mais comuns durante um evento do segmento da Festa do Pinhão são problemas decorrentes do uso de bebida alcoólica e tipos de mal estar ocasionado por algum outro motivo, como alteração de pressão arterial ou decorrentes do próprio clima frio. "Se houver um paciente com sintoma de algo grave e necessite de raio-x, por exemplo, aí nós encaminhamos para o hospital", reitera a gerente. Da série de mecanismos de atendimento fazem parte uma ambulância de atendimento básico, da própria Secretaria da Saúde e uma segunda, da Unimed.

Uma extensão do P.A. do Centro

A secretária da pasta municipal, Odila Waldrich, explica que costuma-se dizer ser o posto médico do Parque um braço do Pronto-Atendimento do Centro, que presta atendimento ininterrupto 24 horas por dia. "Aqui (no Parque) também teremos de ter todo este suporte com qualidade para atender as pessoas de modo satisfatório. A Saúde tem de atender a todos da mesma forma e não se pode haver improvisações. Tudo que há no P.A. existe no Conta Dinheiro. É um serviço de excelência prezado por nós enquanto tivermos este compromisso e não pode ser diferente", reitera Odila, salientando que embora haja uma estrutura pronta, a torcida é para que lageanos e turistas não precisem utilizar, pois devem assistir aos shows e saborear os pratos típicos de forma responsável. "É essencial principalmente que os jovens se sensibilizem, pois consciência eles têm. O uso abusivo do álcool pode ocasionar coma alcoólico e há ainda a questão do vício, do perigo de se tornar um etilista, além do fato de que as pessoas passam mal e não aproveitam a Festa com a família, namorado (a) e amigos", conclui a secretária.

O trabalho no Parque acontece sob a supervisão da secretária da Saúde e da diretora de Atenção Básica, Francine Formiga. "Nossa orientação é para que as pessoas aproveitem a Festa saudavelmente, que saibam seus limites. Sobre os adolescentes, que comuniquem aos seus pais para onde e com quem estão indo. O Conselho Tutelar está presente e atento. Que o público saiba se divertir de forma consciente e com respeito à própria saúde", aconselha a gerente Mauren Farias dos Santos, citando a importância, aliás, dos profissionais de manutenção que deixaram tudo pronto a tempo de o trabalho ser oferecido desde o primeiro dia de Festa. No mesmo local estão situados os serviços da Vigilância Sanitária.