As inscrições dos interessados de nível iniciante devem ser efetuadas as 16h de sábado (21 de outubro)
Uma série de eventos está em realização neste mês de outubro pela Prefeitura de Lages com a parceria de instituições das esferas pública e privada para atrair a atenção à campanha mundial Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Meninas e meninos, moças e rapazes, mulheres e homens, admiradores profissionais e amadores da atividade física e esporte sobre duas rodas, estão convidados a participar do evento Pedal da Prevenção, no próximo domingo (22 de outubro), uma mobilização diante do Outubro Rosa em um percurso de sete quilômetros na área central da cidade, às margens da avenida Belizário Ramos, com partida de um dos principais points históricos e culturais de Lages, o Mercado Público Municipal. Pessoas de todas as idades poderão se infiltrar neste que deverá ser um domingo de Sol e aumento de nuvens pela manhã, sob temperaturas variantes de 12ºC a 22ºC.
A concentração está programada para as 7h30, com largada às 8h. Encerramento marcado para as 10h com sorteio de brindes em frente ao Mercado Público, apenas para inscritos.
Os ciclistas deverão se reunir na via lateral do Mercado Público Municipal - rua Manoel da Silva Ramos, Centro. O Pedal da Prevenção será uma ação promovida pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Secretaria da Saúde, Mercado Público de Lages e Diretoria de Trânsito (Diretran).
Os sete quilômetros de trajeto das “bikes” serão percorridos da seguinte maneira, seguindo o sentido e fluxo normal de trânsito dos veículos: Saída - Mercado Público Municipal, em direção à avenida Belizário Ramos (Carahá) até o cruzamento da Carahá com a rua Frei Gabriel, na altura do Hospital de Olhos da Serra, onde ocorrerá o retorno dos ciclistas, portanto, pelo sentido oposto da avenida, até as proximidades da Floricultura Sempre Verde, e sequência final até novamente ao Mercado Público. O ponto de hidratação disponível aos participantes, com água e frutas a serem distribuídas, estará instalado em frente ao Mercado Público Municipal, com aproveitamento na largada e chegada.
As inscrições dos interessados de nível iniciante devem ser efetuadas até as 16h de sábado (21 de outubro), pelo formulário em Pedal da Prevenção, com preenchimento de nome completo e número de telefone para contato e acionamento do botão “Enviar”.
Utilidades do ciclismo para as mulheres
Mesmo se utilizarem a bicicleta como meio de transporte ou se praticarem diferentes variantes do desporto, as mulheres irão possuir vários ganhos. Desde a bicicleta todo o terreno e elétrica até a bicicleta urbana dobrável, e desde o passeio familiar até rotas quilométricas através de passos de montanha, há modos de pedalar e desfrutar da experiência de escolher o próprio ritmo, de acordo com o site especializado Siroko Cycling Community, com informações sobre ciclismo para mulheres, crianças e principiantes; ciclismo de estrada, de montanha, urbano e indoor, e ciclismo e nutrição.
A recomendação é de que, primeiramente, a mulher conheça o próprio corpo, forças e as debilidades para decidir como utilizar a bicicleta e estabelecer metas atingíveis de curto prazo. Não estabelecer alvos difíceis de perfazer.
Deve-se desfrutar de cada percurso e chegar onde nunca imaginou possível. Ao longo do percurso, comprovar as conveniências do ciclismo para a saúde, corpo, mente e vida. Exemplos:
Dicas para maior conforto na “pedalada” com atividade e treinos mais proveitosos e tranquilos
Selim mais largo
O selim confortável é relevante para que o “pedal” seja prazeroso e não cause nenhum incômodo no trajeto. É um artigo da bicicleta bem pessoal, pois um determinado tipo é o ideal para uma pessoa e pode não ser confortável para outra.
A depender da modalidade e do biotipo da pessoa, o estilo de selim muda. Portanto, deve-se encontrar um que esteja de acordo com o perfil desejado. Geralmente, mulheres se sentem mais seguras e confortáveis com selins mais largos. Um selim adequado e equipado na bicicleta permite maior desempenho nos treinos, sejam de curta ou longa distância.
Ajuste no guidão
O guidão também deve ser ajustado, já que, anatomicamente, os ombros femininos são mais estreitos que os dos homens. O ajuste evita desconfortos ao pedalar, seja em curtas ou longas distâncias. Desta forma, é fundamental escolher um guidão que esteja de acordo com a anatomia e dimensões do corpo para alcançar a comodidade.
Cuidados após o “pedal”
Após o pedal, a mulher não deve permanecer com as roupas do exercício - sobretudo a bermuda -, pois estarão úmidas e podem gerar algum desconforto no futuro. Mesmo que este tipo de bermuda seja fabricado com uma tecnologia antibacteriana, o suor pode gerar assaduras. Imprescindível estar atento à umidade, principalmente quando o “pedal” for longo.
Público feminino e ciclismo
Possível encontrar mulheres na prática de inúmeros esportes, todavia, por mais que haja modalidades em que a presença feminina é maior, esta representatividade ainda pode ser considerada tímida. Somente nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, que as mulheres puderam participar da competição de ciclismo de pista.
Mais em relação ao Outubro Rosa no mundo e em Lages
O Instituto Nacional de Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde (MS), expõe a campanha do Outubro Rosa 2023, como propósito, divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama - o laço cor de rosa - foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure é distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (Estados Unidos) e, desde então, promovida anualmente.
O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. Geralmente, pontos turísticos e cartões postais planeta afora são iluminados na cor rosa e/ou ornamentados com laço rosa, símbolo do movimento, para atrair a atenção das populações.
Assim como nos demais municípios brasileiros e em outras partes do mundo, em Lages, mais uma edição do movimento e campanha Outubro Rosa chegou, e a prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, e Mercado Público Municipal, organizou eventos para esplandecer bem-estar e entretenimento a serem desenvolvidos ao longo do mês especialmente para “elas”. E, claro, tudo isto com o amparo de instituições de parceria.
Unidades Básicas de Saúde e Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher de portas abertas à noite
O Outubro Rosa está em andamento, um mês inteiro repleto de ações e de sensibilização em amor à vida. Durante este mês da campanha, cujo símbolo é o laço rosa, 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) estão abertos em horário especial noturno, além do horário diurno (8h às 12h e das 13h às 17h), para atender crianças, adolescentes, mulheres maduras e idosas com empecilhos de deslocamento nos horários habituais dos dias úteis da semana para olhar a si mesma e fazer um check-up periódico.
Nas Unidades de Saúde de 25 bairros de Lages, serviço gratuito de coleta para exame preventivo ao câncer do colo do útero. No Ceasm, coleta para exame preventivo ao câncer do colo do útero e exame clínico das mamas. A ação especial já foi realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Petrópolis, Santa Helena, Conta Dinheiro, São Carlos, Centenário, São Pedro, Tributo, Vila Nova, Guarujá, Habitação, Coral, Promorar, Várzea, Penha e Frei Rogério.
Em instituições públicas e privadas variadas são oferecidos coleta para exame preventivo ao câncer do colo do útero, exame clínico das mamas e teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) dentro de empresas a mulheres trabalhadoras e a servidoras públicas; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) - reiki, auriculoterapia, massoterapia, acupuntura, craniopuntura e meditação; palestras; rodas de conversa; zumba; orientações sobre Saúde da Mulher através de bingo educativo; Jornada da Saúde da Mulher no Outubro Rosa, Ciclo de Palestras sobre o Outubro Rosa com especialista mastologista e ginecologista e obstetra, e 4º Correndo do AVC e I Caminhada Rosa.
As sedes das ações são Unidades Básicas de Saúde (UBSs); Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm); Policlínica Municipal Eneo Pacheco de Andrade; Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) Viva Melhor; Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps ad); Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc); Hospital Nossa Senhora dos Prazeres; Mercado Público Municipal; Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Câmara de Vereadores; JBS Foods/Seara Alimentos; Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), e Calçadão da Praça João Costa.
Mercado Público determinado na prevenção a doenças
Ao todo, serão realizados seis dias de eventos no Mercado Público Municipal, aos quais estão incluídos atividades e orientações voltadas à prevenção ao câncer de mama, Roda de Conversa sobre prevenção ao câncer de mama, teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Dia da Beleza para agricultoras, cuidados estéticos, bingo, música, dança do ventre e Pedal da Prevenção. Espaços decorados para bem receber o público feminino. Prefeitura e sociedade de mãos dadas pelas meninas, jovens, mães, avós, donas de casa, médicas, aposentadas, enfim, mulheres.
Agenda Outubro Rosa em Lages com diversificadas ações em distintos espaços
AÇÕES DIVERSAS EM AMBIENTES DIFERENCIADOS
DIA HORA NÚMERO
19 17h às 19h 20
LOCAL Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm)
AÇÃO Coleta para exame preventivo ao câncer do colo do útero e exame clínico das mamas
PÚBLICO-ALVO Mulheres presentes nas ações do Mercado Público Municipal
DIA HORA NÚMERO
21 8h às 12h e das 13h às 17h 100
LOCAL Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) Viva Melhor
AÇÃO Reiki, auriculoterapia, massoterapia, acupuntura, craniopuntura, meditação, entre outras práticas
PÚBLICO-ALVO Servidoras públicas com dificuldades de acessar o serviço de Saúde devido ao horário de trabalho
DIA HORA NÚMERO
25 14h 40-50
LOCAL Mercado Público Municipal
AÇÃO Orientações sobre Saúde da Mulher através de bingo educativo - Atividade promovida pelo Mercado Público, na qual a Secretaria da Saúde é colaboradora juntamente à Secretaria da Assistência Social
DIA HORA NÚMERO
25 17h 20
LOCAL Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm)
AÇÃO Coleta para exame preventivo ao câncer do colo do útero e exame clínico das mamas
PÚBLICO-ALVO Mulheres presentes nas ações do Mercado Público Municipal
DIA HORA NÚMERO
26 13h 150
LOCAL Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac)
AÇÃO Ciclo de Palestras sobre o Outubro Rosa
Programação - 13h30min: Mastologista, Fernando Vequi Martins
14h45min: Ginecologista e obstetra, Patrícia Wolff
PÚBLICO-ALVO Profissionais de Saúde da Secretaria da Saúde
DIA HORA NÚMERO
28 13h às 17h 200 - 300
LOCALCalçadão da Praça João Costa
AÇÃO Zumba
Teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
Objetivos: Alertar a comunidade para as doenças sífilis e sífilis congênita e orientar sobre prevenção do câncer de mama e do colo do útero - Ação promovida por Danrley Kolbet
Secretaria Municipal da Saúde firmou parceria para abordar o Outubro Rosa e precaução aos tipos de sífilis
PÚBLICO-ALVO População em geral
DIA HORA
28 14h às 17h
LOCAL Hospital Nossa Senhora dos Prazeres
AÇÃO Palestra
DIA HORA
28 Tarde
LOCAL Mercado Público Municipal
DIA HORA
28 Tarde
LOCAL Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac)
AÇÃO Palestras
DIA HORA
28 17h às 19h
LOCAL Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm)
AÇÃO Coleta para exame preventivo ao câncer do colo do útero e exame clínico das mamas
DIA HORA NÚMERO
29 7h às 12h 300
LOCAL Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac)
AÇÃO 4º Correndo do AVC e I Caminhada Rosa
PÚBLICO-ALVO População em geral
Ações de prevenção em 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBSs)
DATA HORÁRIO UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS)/BAIRRO
18 de outubro 18h às 21h São Francisco
19 de outubro 17h às 21h São Miguel
20 de outubro 17h15min às 21h15min Caça e Tiro
21 de outubro 13h às 17h São Cristóvão
23 de outubro 17h às 21h Centro
25 de outubro 17h às 21h Interior (Área rural)
Programação completa do Outubro Rosa em Lages no Mercado Público Municipal
MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL
DATA HORÁRIO
22 de outubro 8h - Largada
AÇÃO Pedal da PrevençãoConcentração na rua lateral do Mercado Público - rua Manoel da Silva Ramos, Centro - Ação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo e Diretoria de Trânsito (Diretran)
DATA HORÁRIO
25 de outubro A partir de 14h
AÇÃO Atividades e orientações voltadas à prevenção ao câncer de mama e apresentação de dança - Ações das secretarias da Saúde, Assistência Social e Políticas para a Mulher
DATA HORÁRIO
31 de outubro 19h
AÇÃO Encerramento do Outubro Rosa com Grupo Nageena (dança do ventre) e Ariane e Banda
Texto: Daniele Mendes de Melo
Imagens: Divulgação
Arte: Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Lages