''Nosso jeito de cuidar'': um dia voltado para a saúde da mulher e dignidade menstrual
30/10/2023

Durante o mês de outubro, a ação "Nosso Jeito de Cuidar", promovida no sábado (28), pelo Nosso Jeito em parceria com a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e diversos outros parceiros, transformou o Outubro Rosa em um evento especial, dedicado a destacar temas fundamentais para a saúde da mulher. Além de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, a iniciativa também trouxe à tona um tema relevante, mas muitas vezes pouco divulgado: a dignidade menstrual.

A campanha arrecadou absorventes ao longo do mês, destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade. Os absorventes serão doados para o Projeto Ciclos de Vida Mulher e o Projeto Semear, duas iniciativas que atendem mulheres em situação de carência, incluindo meninas nas escolas que não têm acesso a absorventes.

O evento também proporcionou momentos de alegria e descontração para quem participou. Um animado aulão de ritmos ministrado pelo professor Danrley Kolbete alegrou quem participava do evento. Além disso, os participantes puderam soltar a voz no karaokê, tornando o evento ainda mais vibrante e participativo.

No total, mais de mil pacotes de absorventes foram arrecadados, o que equivale a mais de 20 mil unidades. Amanda Canônica, uma das organizadoras do evento, destaca: "nosso foco era a pobreza menstrual, pois queríamos abordar um tema diferente e muitas vezes esquecido. Desta forma nosso objetivo era disseminar informações sobre esse assunto tão importante, além de arrecadar absorventes para doar a quem realmente precisa. Estamos muito felizes com o resultado da ação e com o engajamento de todos os envolvidos."

Além da conscientização sobre a dignidade menstrual, a Secretaria de Saúde marcou presença no evento, oferecendo serviços como a marcação de preventivos e mamografias, procedimentos de auriculoterapia e testes rápidos de HIV. A ação também serviu para destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Texto e Fotos: Thiago Junkes