Caps ad: Enfrentar desafios para resgatar vidas - Mais de 19 mil atendimentos em 2023
21/11/2023
Foto: Divulgação

Números revelam uma tendência ascendente ao longo do ano, com 1.275 atendimentos em janeiro e um pico expressivo de 3.019 atendimentos em outubro, elevação de 136%

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps ad) tem se destacado como uma referência em saúde mental e tratamento contra a dependência química, ao proporcionar cuidados especializados e reabilitação para as pessoas que enfrentam desafios decorrentes do uso ou abuso de substâncias. Em 2023, o Caps ad registrou um aumento notável na demanda, com mais de 19 mil atendimentos realizados ao longo do ano.

O Caps ad atende moradores com 18 anos ou mais e recebe tanto demanda espontânea quanto encaminhamentos de diversos serviços, incluindo saúde, Poder Judiciário (Fórum Nereu Ramos), Conselho Tutelar e outros órgãos. Sua abordagem abrangente visa não apenas tratar os sintomas, mas também promover a reabilitação e a reintegração dos indivíduos na sociedade.

A equipe multiprofissional do Caps ad desempenha um papel fundamental, ao desenvolver atividades terapêuticas variadas, de acordo com as necessidades de cada pessoa. Entre os serviços oferecidos estão consultas de enfermagem, consultas médicas, psicoterapia individual e em grupo, atendimento de serviço social e visitas domiciliares e hospitalares, bem como encaminhamentos para internações em hospitais e comunidades terapêuticas. Além dos serviços clínicos, o Caps ad se sobressai por suas oficinas terapêuticas, como exemplos, música, artesanato e atividade física, com oportunidades para os participantes redescobrirem paixões e habilidades enquanto avançam em direção a uma vida saudável.

Os números revelam uma tendência ascendente ao longo do ano, com 1.275 atendimentos em janeiro e um pico expressivo de 3.019 atendimentos em outubro. Essa elevação de 136% ao longo do ano demonstra a urgência de lidar com questões relacionadas à saúde mental e à dependência química na comunidade. O crescimento na procura por atendimentos expõe a necessidade de conscientização contínua sobre saúde mental e a importância de oferecer recursos adequados para aquelas pessoas em busca de ajuda.

A comunidade é incentivada a se envolver, apoiar e compreender a importância do trabalho desempenhado pelo Caps ad. “O Caps ad continua comprometido em sua missão de ser um farol de esperança para as pessoas que esperam superar desafios pertinentes à dependência química, reafirmando seu papel essencial na construção de uma comunidade mais saudável e resiliente”, analisa o secretário da Saúde, Claiton Camargo de Souza.

Texto: Thiago Junkes

Foto: Divulgação