Em apenas dez dias de campanha, foram arrecadados um total de 49 mil quilos de lacres de alumínio e 1.470 quilos de tampinhas pet
Nesta época do ano, a Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, realiza tradicionalmente a Gincana Solidária com objetivo de arrecadar tampinhas de garrafas pet e lacres de alumínio. Este ano o recurso adquirido através da venda deste material será revertido à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e à Associação Lageana de Proteção aos Animais (Alpa).
A gincana envolveu todos os setores da Secretaria da Saúde, com os servidores que demonstrassem interesse em participar. Eles foram distribuídos em sete equipes. Em apenas dez dias de campanha de arrecadação, foram arrecadados um total de 49 mil quilos de lacres de alumínio (quase cinquenta toneladas) e 1.470 quilos de tampinhas pet.
O Hemosc também foi convidado a participar da gincana, promovendo a campanha de doação de sangue. Neste curto período de tempo foram captadas 97 doações espontâneas.
Nesta segunda-feira (5) todo o material arrecadado foi entregue no Centro de Educação Ambiental Ida Schmidt, no Parque Jonas Ramos (Tanque), que contribuiu com a logística de separação e pesagem do material.
Em um ato simbólico, alunos da Apae estiveram presentes, representando a instituição que receberá parte do material. São alunos acima de 45 anos que participam de projetos especiais. “Vamos utilizar este recurso para promover momentos de lazer para eles, através de passeios e atividades extracurriculares. Realizamos este tipo de programação esporadicamente, graças a campanhas como esta que nos dá a oportunidade. Hoje, por exemplo, estamos com 60 alunos aproveitando o dia na Pousada Rural do Sesc, com almoço e atividades. Algumas turmas também realizam trabalhos de artesanatos e reciclagem. O recurso é depositado em uma conta específica dos alunos”, conta o diretor Fabrício Marcelo Ribeiro Matos.
Nesta quarta e quinta-feira (6 e 7), uma ação envolverá todas as equipes com provas e integrações, marcando um encerramento da gincana com todos os participantes. O evento acontecerá na sede do Pinheirinho. “A Secretaria conta com muitos servidores, então promovemos a gincana com a intenção de integrar as atividades, melhorar o relacionamento entre eles e também ter ações que promovam outros benefícios para a sociedade, como é o caso desta arrecadação. Neste ano tivemos um volume ainda maior que nos anos anteriores. Assim, destacamos também a conscientização sobre a importância da reciclagem, tanto entre nossos colaboradores quanto na sociedade em geral”, afirma o secretário da Saúde, Claiton Camargo.
Texto: Aline Tives
Fotos: Nilton Wolff