Reforço na Saúde: Lages recebe 14 novos médicos do Programa Mais Médicos para fortalecer a atenção primária
27/12/2023

Profissionais capacitados chegam para suprir as demandas da saúde municipal

Em uma iniciativa voltada ao fortalecimento da rede de atenção primária à saúde, Lages dá as boas-vindas aos 14 novos médicos provenientes do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Com origens diversas, esses profissionais, devidamente treinados durante uma intensa semana de capacitação, iniciaram suas atividades nesta segunda-feira (18), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O Secretário Municipal de Saúde de Lages, Claiton Camargo de Souza, ressaltou a importância desses novos profissionais em um momento importante para a saúde pública local. “Os novos médicos chegam em um momento muito importante para a saúde pública de Lages. Sabemos da importância da atenção primária, por isso buscamos estratégias para fortalecer ainda mais nossas Unidades de Saúde. Consequentemente melhorando o atendimento à nossa população", destacou o secretário.

Expansão do quadro médico

O município já conta com cinco profissionais do Programa Mais Médicos, provenientes da primeira leva do programa, que atualmente atendem nas UBS’s. Com a chegada dos 14 novos médicos da nova leva, o quadro médico vinculado ao programa totaliza 19 profissionais. A previsão é de que até março de 2024, mais profissionais reforcem as equipes, ampliando a capacidade de atendimento.

Capacitação intensiva para desafios locais

Antes de iniciarem suas atividades, os médicos passaram por uma semana de capacitação intensiva para se adaptarem às particularidades da comunidade lageana e alinharem suas práticas aos protocolos locais. A preparação não apenas reforça o conhecimento técnico, mas também promove a integração desses profissionais à realidade do município.

Impacto positivo na comunidade

A chegada dos 14 novos médicos não apenas atende a uma demanda urgente, mas promete impactar positivamente a qualidade dos serviços oferecidos à população. Com a alocação estratégica desses profissionais em áreas de grande necessidade, a expectativa é que a oferta de cuidados de saúde seja mais abrangente e eficaz.

Texto e foto: Thiago Junkes