Amanhã, 15 de junho, é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Em Lages, a Secretaria de Saúde possui um programa voltado exclusivamente aos cuidados com a saúde do idoso e realiza ações de prevenção e promoção da saúde. Uma dessas preocupações inclui a identificação e a notificação de casos em que o idoso é vítima de violência física ou psicológica.
“Nós observamos que os números notificados na Vigilância Epidemiológica não correspondem à realidade. Muitos idosos sofrem agressões, e não necessariamente físicas, mas também morais e psicológicas. Neste sentido, estamos orientando nossos agentes a identificarem e notificarem esses casos na Vigilância Epidemiológica”, explica a diretora de Atenção Básica, da Secretaria de Saúde, Francine Formiga.
A orientação tem base na Lei 12.461, de 2011, que trata da notificação compulsória, ou seja, a exigência por lei de que o fato seja comunicado à autoridade de Saúde. O alerta é da gerente regional de Saúde, Camila Baccin. Segundo ela, uma pesquisa recente, que analisou casos de idosos atendidos em emergências no país, revelou que feridas, fraturas e outras patologias estavam relacionadas ou associadas a agressões, e muitas vezes, os agressores são os próprios filhos e filhas.
"É uma problemática oculta, pois sabemos que muitos idosos têm receio de denunciar, medo de serem retirados de casa e levados para um asilo, mas sem as notificações não poderemos identificar os fatos e traçarmos as políticas públicas e estratégias necessárias para coibir casos de violência”, explica Camila.
Neste sentido, qualquer pessoa pode fazer a denúncia através do Disque 100. A vítima poderá receber apoio e acolhimento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ou mesmo do Ministério Público, que poderá intervir e determinar outros encaminhamentos.
Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência e a Pessoa Idosa, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade acerca deste tema.